sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Artigos técnicos Potência do Abaqus com interface intuitiva, acessível e disruptiva? Conheça as soluções...

Potência do Abaqus com interface intuitiva, acessível e disruptiva? Conheça as soluções SIMULIA SRD e SLL

0

As soluções de simulação estrutural da Plataforma 3DEXPERIENCE possuem como característica principal o uso do solver/motor do Abaqus, uma das mais robustas e consistentes soluções de simulação. Ela também é conhecida como estado da arte, que contempla capacidades quase infinitas de simulação.

Diferentemente do que acontece com o software Abaqus on premise, as soluções de simulação estrutural da Plataforma 3DEXPERIENCE são moduladas e permitem que você escolha e opte pelo pacote de simulação que mais se adeque à sua necessidade, tornando-se uma opção direcionada e com valores adequados.

As funções denominadas SRD (Structural Designer) e SLL (Structural Engineer) são as versões de entrada do Abaqus na Plataforma 3DEXPERIENCE. Porém, engana-se quem pensa que as capacidades da solução são limitadas. Com ambas as funções, podemos resolver os mais diversos tipos de problemas do ramo da mecânica, para validar desde projetos simples a conjuntos complexos com conexões, mecanismos e contatos entre diferentes peças.

Conheça mais sobre as funções:

SRD – Structural Designer

O Structural Designer fornece orientação baseada em simulação intuitiva durante o processo de design do produto para obter facilmente os insights técnicos necessários para decisões de Engenharia.

O SRD é uma função desenvolvida com designers. O processo de design é feito de várias iterações, várias ideias de “e se” para entregar com sucesso o produto certo para a manufatura.

Com o SRD, qualquer designer pode avaliar o comportamento do produto para cada iteração de versão, com o objetivo de melhorar o seu desempenho e reduzir tempo e custo do processo de desenvolvimento.

O Structural Designer ainda oferece recursos de simulação térmica linear estática, frequência natural, flambagem e estado estacionário, para uma experiência de teste de produto rápida e eficiente.

Benefícios:

  • Os usuários do Structural Designer podem experimentar o desempenho do produto virtualmente para que possam tomar decisões de design mais assertivas;
  • Decisões assertivas de design com base em informações mais completas sobre o desempenho do produto levam a melhores designs e melhores produtos;
  • A capacidade de avaliar o comportamento do produto no início do processo de desenvolvimento do produto permite que as empresas reduzam possíveis problemas de atraso, reduzindo custos e desenvolvendo produtos inovadores;
  • Permite a simulação do comportamento físico de peças e montagens para que o teste virtual possa ser realizado antes que os protótipos físicos estejam disponíveis para um processo de desenvolvimento de produto mais rápido;
  • A experiência do usuário intuitiva torna a adoção da simulação possível para todos os designers;
  • Os usuários recebem orientação contínua sobre onde estão no processo de simulação e o que precisam fazer a seguir, para fácil adoção;
  • A sofisticada tecnologia de simulação é usada automaticamente, enquanto as opções apresentadas ao usuário são intuitivas e explicadas na linguagem dos designers de produto;
  • Os modelos construídos no Structural Designer podem ser compartilhados diretamente com ferramentas de simulação avançadas para permitir que toda a equipe de simulação colabore com os designers;
  • Os resultados da simulação podem ser facilmente revisados ​​por quaisquer interessados ​​no projeto no painel 3DEXPERIENCE para que se tornem percepções para decisões técnicas e de negócios.

Assista o vídeo e veja uma rápida demonstração de algumas das capacidades do SRD e veja como ele pode te ajudar.

SLL – Structural Engineer

O Structural Engineer é uma função de simulação de design intuitiva para engenheiros de design, fornecendo uma solução de análise estrutural linear abrangente para avaliar o desempenho dos produtos durante o processo de desenvolvimento. A função equipa o engenheiro de projeto com todas as ferramentas necessárias para conduzir com eficiência estática linear estrutural, frequência, flambagem, simulação térmica em estado estacionário e resposta dinâmica modal de projetos de produto dentro da Plataforma 3DEXPERIENCE.

O engenheiro estrutural inclui capacidade de simulação de resposta dinâmica modal. O comportamento de vibração pode ser simulado para evitar problemas de ressonância ao conhecer as frequências naturais e evitar falhas críticas no comportamento do produto.

O Structural Engineer inclui o aplicativo Physics Results Explorer para recursos poderosos de pós-processamento. Ele capacita os usuários a compreender os resultados da simulação facilmente, avaliar o impacto da mudança de design no desempenho do produto e se comunicar com as partes interessadas no desenvolvimento do produto com os ativos do Simulation.

Benefícios:

  • Fornece ferramentas eficientes e intuitivas necessárias para realizar simulações estruturais lineares usando a melhor tecnologia de simulação Abaqus.
  • Mais eficiente em termos de tempo procurando informações de geometria, peça ou montagem, dados de fixação, etc.;
  • Oferece cenários estruturais lineares para o desempenho do produto e testes de qualidade durante o processo de design do produto;
  • Determine a resistência de um produto projetado relatando a distribuição de tensão e deformações;
  • Melhorar projetos em risco de ressonância e outros efeitos dinâmicos;
  • Prever a distribuição de temperatura dentro de um projeto devido ao carregamento térmico em estado estacionário;
  • Permite a visualização de resultados de alto desempenho, especialmente para modelos muito grandes;

Assista ao vídeo abaixo e confira uma rápida demonstração de algumas das capacidades do SLL e veja como ele pode te ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui