terça-feira, 23 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Por que a tecnologia é inevitável para garantir a qualidade do seu...

Por que a tecnologia é inevitável para garantir a qualidade do seu trabalho?

0

Fica tranquilo que no momento certo a gente vai te dar essa resposta. Neste momento, queremos plantar mais uma sementinha na sua cabeça: quantas vezes você já enfrentou um problema de produção que poderia ter sido evitado desde o início com as ferramentas corretas?

Alguns podem chamar de burocracia e dizer que “inspeção de qualidade” é algo desnecessário, mas quando este processo envolve custos e mão de obra, aí complica. Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da tecnologia para garantir a qualidade do seu trabalho – e vamos começar, é claro, pelo fator economia.

Quanto custa para refazer uma peça?

O preço da peça duplicado, obviamente! Mas não apenas isso. Pense em todo o processo para a fabricação de uma peça: desde o design, passando por validações com a Engenharia, aquisição de matéria-prima, mão de obra especializada para a produção, documentações necessárias para que todo o processo ocorra…

Realmente, o custo é duplicado, porque todos estes valores estão envolvidos – a peça não é apenas a peça em si, mas tudo o que envolve a sua produção. Imagine chegar ao final de um processo para descobrir que havia um problema naquele produto desde o começo?

Qual o impacto de processos não automatizados?

Perda de informações importantes (que podem levar a falhas na comunicação), realização de processos desatualizados, tempo precioso de mão de obra gasto com trabalho “burocrático” … Além do uso de papel que ocorre na maioria destes cenários. Estes são apenas alguns dos principais efeitos que a utilização de processos manuais pode acarretar.

Chegou a hora de produzir. E agora?

As características para a produção de uma peça deveriam ser determinadas em um plano de verificação. Este plano inclui as suas medições, características de acordo com as máquinas e tolerâncias do cliente. Porém, muitas vezes, esta verificação acaba não ocorrendo e as peças são produzidas de forma errada, ou pior, é preenchido posteriormente a produção e de forma errônea, apenas por questões burocráticas. Daí voltamos ao nosso primeiro tópico: o valor da refação de uma peça.

Inspeção de qualidade no momento certo

Será que realmente vale a pena não investir em tecnologia, pensando desta forma? Diferentemente do que acontece em diversas indústrias, não é necessário produzir para verificar problemas de qualidade. É importante realizar as inspeções de qualidade quando elas precisam ser feitas, ou seja, antes ou durante o processo, e não depois. Porque depois você já perdeu dinheiro e o seu bem mais precioso – o tempo.

Existe um planejamento em relação à qualidade e ele deve ser seguido!

Durante as inspeções, são averiguados possíveis problemas que possam ocorrer no futuro envolvendo: atividades, equipamentos com problema, processos potencialmente problemáticos, métodos de trabalho e fatores ambientais.

O novo é inevitável

Respondendo à pergunta inicial desta publicação: porque além de prevenir retrabalhos, economia de matéria-prima, redução no tempo gasto procurando equipamentos, instrumentos e diversos outros fatores que já citamos aqui, a tecnologia é inevitável. Hoje, não é mais necessário estar preparado para as tecnologias; com a velocidade em que elas surgem, o movimento natural é evoluir com ela – ou se tornar obsoleto enquanto a concorrência está sempre à frente. O que você escolhe?

Automatize-se!

Só é necessário um passo para solucionar estes grandes problemas da sua indústria: a automatização dos seus processos. Com softwares específicos para a produção e para a coleta e análise de dados, é possível estar à frente. Conheça, entre em contato com quem mais entende do assunto e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui