sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Otimizando o uso de matéria-prima na impressão 3D: o poder do Materialise...

Otimizando o uso de matéria-prima na impressão 3D: o poder do Materialise e-Stage

0

Equipe e mão de obra especializadas são recursos muito nobres para serem desperdiçados, não é mesmo?

Estes fatores afetavam muito a Shree Rapid Technologies (SRT) na manufatura por meio das impressoras 3D de SLA e DLP. Apesar de o processo de criação de suporte do software utilizado primeiramente, era indispensável a conferência do time de Engenharia para verificação da assertividade da estrutura de suporte criada. E, mesmo com esse cuidado, em alguns momentos ocorriam falhas na construção.

Devido ao gerenciamento inteligente de estruturas de suporte do Materialise e-Stage, a SRT conseguiu aumentar sua assertividade nas impressões, reduzindo o tempo de impressão e economizando 50% do uso de matéria-prima. Todos estes fatores foram determinantes para a economia nos custos hora-homem e hora-máquina, aumentando a eficiência do negócio.

Um desafio amplo

Fundada em 2007, na Índia, a Shree Rapid Technologies é líder na entrega de soluções completas em serviços de Engenharia reversa, manufatura e pós-processos, trabalhando com tecnologias de impressão 3D para as mais diversas indústrias. Sendo assim, demandas de 200 peças impressas por semana são comuns para a SRT.

Para tanto, a mão de obra especializada é um fator extremamente importante para o negócio, principalmente considerando que seus principais clientes são das áreas automotiva e de bens de consumo, necessitando de uma agilidade elevada.

Uma solução completa

O Materialise Magics é uma solução muito ampla para quaisquer tipos de impressoras 3D, contando com recursos de edição e correção de arquivos STL, além de comunicação com o equipamento, entre outras soluções. Sendo assim, este recurso já era muito aplicado na Shree Rapid Technologies, usuária do Materialise Magics há mais de 10 anos.

Com isto, por meio de um estudo de aplicação, foram identificadas amplas possibilidades para o e-Stage, software de criação de suporte inteligente da Materialise. Com esta solução, considerando os parâmetros de cada equipamento, é possível obter o melhor resultado na relação custo x benefício, garantindo a qualidade de acabamento e precisão dimensional, mesmo reduzindo o uso de matéria-prima.

Um ótimo exemplo dos benefícios da utilização deste recurso foi visto durante a prototipagem de um para-choque e um painel automotivo – itens grandes, em que diversos erros poderiam ocorrer.

“O Materialise e-Stage reduziu o uso de material, possibilitou a geração de suporte totalmente automatizada, melhorou a qualidade das peças devido a suportes otimizados e proporcionou tempos processamento mais rápidos”, afirma Nitin Chaudhari, sócio da SRT.

Com o uso do Materialise Magics e do e-Stage, a Shree Rapid Technologies foi muito beneficiada, entregando ainda mais qualidade aos seus produtos e possibilidades aos seus clientes. Por isso, além da redução de custos e tempos, também foi agregado um valor incalculável aos produtos da empresa.

Se assim como a SRT, você e seu negócio também desejam ser impactados com os benefícios da impressão 3D e as soluções pensadas para esse processo, entre em contato conosco e vamos conversar.

Leia o artigo completo em: https://www.materialise.com/en/cases/automating-support-generation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui