quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Institucional O que é preciso para manter a produtividade estável?

O que é preciso para manter a produtividade estável?

0

Falta de estoque, falha na comunicação, defasagem de matéria-prima… Inúmeros são os fatores que podem deixar a produtividade de uma empresa instável. Uma das formas mais versáteis de manter a produtividade estável em uma indústria é a utilização de um sistema de gestão MES.

MES, ou Sistema de Execução da Manufatura – Manufacturing Execution System, em inglês – surgiu como uma forma de suporte à produção, estabelecendo uma relação direta entre o planejamento e o chão de fábrica.

Como já falamos por aqui, o MES gera informações precisas e em tempo real. Sabemos que num mundo tão acelerado quanto o que nos encontramos, falar sobre informação em tempo real pode parecer coisa do passado. Mas a indústria brasileira ainda possui um longo caminho a trilhar neste assunto.

O que a revolução industrial tem a ver com o cenário brasileiro

As revoluções industriais ocorreram por conta do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para o crescimento humano. Na escola, aprendemos sobre as três primeiras, e, neste momento, cientistas afirmam que estamos passando pela quarta revolução industrial.

As revoluções industriais (primeira, segunda, terceira e quarta) são aquilo que denominamos indústria 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. A indústria 4.0 é o aperfeiçoamento das máquinas, utilizando tecnologias modernas para a produção, como big data, inteligência artificial, impressão 3D e muitos outros aspectos.

No Brasil, porém, ainda vemos que uma grande parte das indústrias se encontram em uma fase anterior, na indústria 3.0. Nesta fase, os processos dentro de uma empresa são apenas automatizados; ainda não há comunicação entre máquinas e setores, que sabemos ser tão importante para manter a produtividade estável de uma empresa.

O futuro da indústria

Quando falamos sobre MES, falamos sobre vários conceitos, como previsibilidade, produtividade, otimização da produção e tantos outros. É imprescindível estar atento a todas as tecnologias disponíveis, e compreender como cada uma delas pode ser inserida como solução dentro da sua empresa. Quer conhecer algumas das tantas melhorias que o MES tem para contribuir na sua empresa? Não deixe de conferir o material completo que a SKA e os especialistas em indústria 4.0 produziram. Acesse o e-book pelo link abaixo e confira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui