sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Melhore seu pós-processamento utilizando o gráfico de distância paramétrica

Melhore seu pós-processamento utilizando o gráfico de distância paramétrica

0

Por Filipe Trilha

Você sabia que conseguimos plotar os resultados de simulação a partir de uma distância paramétrica? Não faz ideia do que estou falando?! Então se liga na dica que vamos te passar!

O SOLIDWORKS SIMULATION é uma ferramenta integrada ao SOLIDWORKS para cálculo de resistência mecânica. Ou seja, ele utiliza o método dos elementos finitos para calcular o deslocamento, deformação e tensão de um corpo.

É muito comum sondarmos pontos localizados em regiões específicas para verificar os valores numéricos calculados pelo SOLIDWORKS SIMULATION. Este recurso é chamado de sonda.

Ok, mas o que eu faço com essa informação? Fica tranquilo! Iremos te explicar. Na peça abaixo, por exemplo, você saberia dizer qual o valor de tensão calculada no raio? É para este cálculo que usamos a sonda. Confira:

Entretanto, existe uma forma de plotar tais resultados em um gráfico de distância paramétrica. Ou seja, esse gráfico mostra o comportamento do resultado (nesse caso, tensão) ao longo de uma aresta, por exemplo.

Esse é um recurso de pós-processamento que você pode utilizar como uma forma de apresentação de resultados. Veja abaixo:

A tensão de von Mises ao longo da aresta destacada inicia num valor um pouco acima de 60 MPa e tem seu pico de tensão em 20% da aresta. Portanto, a região de maior tensão não está localizada no meio do raio. Essa tensão decai à medida que percorremos a aresta. Bacana, não?!

Deixei separado uma animação que vai demonstrar como você pode criar um gráfico de distância paramétrica de um resultado!

via GIPHY

Espero que tenha curtido essa dica! Fique ligado para as próximas! Se quiser saber mais sobre essa solução, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui