sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Impressoras 3D são aliadas da manutenção industrial

Impressoras 3D são aliadas da manutenção industrial

1

Por Micael Mota

A manutenção é uma área de extrema importância dentro de qualquer indústria, atuando de forma corretiva, preventiva e preditiva, ativamente. Isto serve para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos e a segurança dos ativos e das pessoas.

Entregas com qualidade, assertividade e dentro dos prazos estabelecidos em escopo são pontos primordiais e que não podem ser prejudicados. Afinal de contas, isso afeta toda a cadeia produtiva e, consequentemente, o consumidor. Um planejamento de produção pode ser completamente desviado em uma parada não planejada, gerando inúmeros transtornos e, inclusive, multas por atrasos nas entregas.

Mas como a área de manutenção industrial age para entregar respostas aos desafios?

Normalmente, é necessário comprar do mesmo fornecedor do equipamento, fabricar com terceiros ou parar um recurso ativo de fábrica, como um CNC, ou seja: externalizar o processo ou interromper outro interno. Isso pode levar de 7 a 60 dias em processos externos e de 5 a 7 em internos. Isso significa um mínimo de 5 dias de parada em processos corretivos de peças estratégicas.

Tendo em vista esse cenário, é fácil observar que ter respostas rápidas aos desafios do dia a dia é um ponto extremamente valorizado. Afinal, quanto menor o lead time de resposta ao cliente (interno ou externo), mais segurança isso gera, agregando valor de forma direta e indireta ao processo.

E existe algum método/processo que entregue peças tão resistentes quanto a ferramentaria o faz, em um rápido lead time e com precisão?

Isso é exatamente a proposta da Manufatura Aditiva, principalmente se falarmos da impressão em metais, compósitos e polímeros de alta resistência, como vemos nas tecnologias Markforged. Elas trazem resistência mecânica e precisão, aliadas à liberdade geométrica e rápido lead time do método aditivo de manufatura.

X7 Industrial Print

A facilidade de um equipamento plug and play aliado a um ambiente de software e hardware conectados é outro fator que traz ganhos ainda maiores para a área de manutenção. Desta forma, é possível entregar peças em qualquer lugar a qualquer momento, sem a necessidade de um estoque físico ou de terceiros.

Saiba como as tecnologias de impressão 3D estão revolucionando a indústria. Entre em contato com a SKA e vamos conversar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui