quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Artigos técnicos Falhas de interpretação na documentação da PCB? Saiba como resolver!

Falhas de interpretação na documentação da PCB? Saiba como resolver!

0

Por Camila Bueno, técnica de aplicações da SKA

Provavelmente você já teve alguma dificuldade em compreender informações de uma documentação criada para o projeto de PCB ou conhece ao menos uma pessoa que já teve.

Muitas pessoas pensam que falhas de interpretação só acontecem com pessoas que possuem menos experiencia, mas isso não é verdade. Algo frequente (talvez mais do que alguns consideram) são falhas decorrentes de documentos desorganizados, incompletos ou até mesmo com informações contraditórias.

Problemas com documentações não são difíceis de corrigir, mas muitas vezes a necessidade de correção só é vista depois de um prejuízo com uma fabricação de um lote de placas problemáticas, por conta de informações erradas ou incompletas em uma documentação ou de outras consequências e prejuízos tão ruins quanto.

Entenda quais são os principais problemas de uma documentação problemática para que você possa corrigi-las a tempo.

Falta de padronização

Livre-arbítrio para documentar um projeto pode parecer bom para quem o desenvolve, mas será que é para quem interpreta? Se cada projetista documentará uma parte do projeto sem predefinições de como isso deverá ser feito, além de termos informações segregadas em vários arquivos, ainda teremos uma grande variação de como elas serão dispostas e se serão colocadas em cada documento.

Ferramenta inadequada

Tirar fotos ou prints da tela do projeto da placa e colocar essas imagens em um documento de texto ou mesmo em um email e usar isso como documentação oficial é uma ação mais comum do que você pode imaginar. Essas ferramentas, por melhores que sejam, não foram criadas com o intuito de documentar placas PCB e não possuem todos os recursos necessários para isso.

Desatualização e falta de informações

Se o documento foi construído manualmente e sem integração real com o projeto, qualquer nova informação que seja agregada ou alterada no projeto causará um retrabalho na documentação. Por conta do tempo e esforço que isso pode demandar, algumas informações são esquecidas, resultando em documentos incompletos ou com informações divergentes.

Superficialidade

A falta de detalhamento de informações em um documento geralmente é causada pelos inúmeros processos que essa ação envolveria ou pelo fato do criador entender que determinada informação é irrelevante ou óbvia. Será que é mesmo?

Segregação de informações

Ter documentos diferentes para o projeto e espalhar informações importantes entre eles, transforma o projeto em um quebra-cabeças. Qualquer um que precise de todas as informações terá que montá-lo, para então interpretá-lo. Se o projeto é um quebra-cabeça, quais serão as consequências de uma peça perdida?

Documentações são usadas para muitos fins importantes, como revisões, registros internos, apoio para fabricação e montagem ou mesmo para manutenções futuras. É importante que você tenha uma ferramenta que unifique informações, possua recursos para todos os fins e permita que você crie uma padronização, para ter sempre um resultado claro, organizado e completo, para qualquer um que precise interpretá-lo agora ou no futuro. Documente de forma integrada usando o Draftsman e o Altium Designer e veja como isso otimizará seus resultados. Quer saber como essa solução pode ajudar a sua empresa? Acesse o site da SKA e confira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui