quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Institucional Em parceria inédita com a SKA e HP, SENAI CIMATEC inaugura nova...

Em parceria inédita com a SKA e HP, SENAI CIMATEC inaugura nova era para indústrias brasileiras

0
senai cimatec

O SENAI CIMATEC anuncia hoje, terça-feira, (01/06) mais uma extensão de sua parceria de longa data com a multinacional HP. Juntamente com a empresa SKA, revendedora exclusiva de impressão 3D da HP no Brasil, as três parceiras investem em tecnologia de ponta para a criação do Bureau de Serviços de Impressão 3D, que será inaugurado em agosto deste ano.

Além de levar para a Bahia equipamentos altamente modernos, o CIMATEC e a HP estão treinando pessoas para atuar no segmento de Manufatura Aditiva. Um programa de capacitação que abre novas oportunidades profissionais e que será ampliado ainda este ano.

 O Bureau faz parte do Centro de Manufatura Aditiva do SENAI CIMATEC (CMA) e irá funcionar no CIMATEC Park, em Camaçari. O objetivo é promover maior produtividade e eficiência de produtos e serviços em diversos setores, como automotivo, agricultura, petróleo e gás, saúde e bem-estar, bens de consumo e aeroespacial.

“Nosso trabalho em formar profissionais e oferecer recursos de Manufatura Aditiva de ponta com o novo Bureau de serviços é um grande passo para a expansão e disseminação da manufatura digital na indústria brasileira”, afirma Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.

O Bureau contará com a impressora 3D HP Multi Jet Fusion 5200, aproveitando os recursos industriais da plataforma HP Multi Jet Fusion. Os equipamentos serão utilizados para oferecer serviços desde a produção, incluindo lotes pilotos, peças finais e até ferramental, em grande escala.

Usando a tecnologia HP Multi Jet Fusion, é possível repensar a manufatura, desde a prototipagem até a produção. Essa tecnologia imprime cada camada de novos materiais e agentes sobre uma camada anterior que ainda está derretida – para que ambas as camadas se fundam completamente – fornecendo peças impressas em 3D que são resistentes, de qualidade, detalhadas e funcionais.

“A HP está comprometida em trabalhar com a próxima geração de inovadores de tecnologia no Brasil e criar um ecossistema poderoso para ajudar a acelerar a jornada para a manufatura digital. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e esperamos o desenvolvimento de aplicações inovadoras em todos os setores”, afirma Claudio Raupp, Presidente da HP Brasil.

“Poder fornecer a estrutura de treinamento e tecnologia que tornam possível o Bureau de Serviços do CIMATEC é um grande orgulho para a SKA, que além de entregar soluções para os mais diversos segmentos do setor, busca promover o desenvolvimento e construir relacionamentos para que possamos caminhar juntos rumo a uma nova era da indústria brasileira”, afirma o CEO da SKA, Siegfried Koelln.

Com o Centro de Manufatura Aditiva, o SENAI CIMATEC aposta em um mercado promissor. Em 2019, o setor de manufatura aditiva cresceu 21,2% em todo o mundo, atingindo um valor de transação de 12 bilhões de dólares (considerando vendas de hardware, software, insumos e serviços). Em 2020, mesmo com a pandemia, o crescimento foi de 7,5%, atingindo um volume de negócios de aproximadamente 12,9 bilhões de dólares. Para 2021, a tendência é continuar crescendo a uma taxa entre 20-25%, com variações decorrentes da pandemia (diminuição/avanço).

Para os interessados em conhecer mais sobre o Centro de Manufatura Aditiva e o Bureau de Serviços, o SENAI CIMATEC realizará um evento de apresentação em seu canal no Youtube, no dia 1º de junho, a partir das 16h.

EVENTO

O quê: Lançamento da parceria para a criação do Bureau de Serviços de Impressão 3D do SENAI CIMATEC

Quando: terça-feira (01/06)

Horário: 16h

Local: Auditório do SENAI CIMATEC, Av. Orlando Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui