domingo, 28 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Diversidade de conhecimento: o segredo para alcançar resultados excelentes.

Diversidade de conhecimento: o segredo para alcançar resultados excelentes.

0

Nícolas Rossetto

 

Nícolas Resende Rossetto,
Engenheiro de Aplicações na SKA

 

 

Neste pequeno exercício que resolvi descrever hoje, quero tentar expor o motivo da pluralidade de conhecimento ser tão importante quando falamos de projetos e como alcançar resultados excelentes.

O que me deu um rápido insight, a motivação para este artigo, foi o fato de eu ter um filho com pouco mais de um ano. O Samuel é um menino bastante curioso, e recentemente começou a criar gostos por movimento de rotação. Seja uma garrafa de shampoo durante o banho, ou um brinquedinho que caiu da mão dele (na verdade ele mesmo jogou no chão) e ficou rodando.

Sabendo disso, comecei a pesquisar alguns tipos de piões na internet. Enquanto isso, o algoritmo do Google começou a me sugerir um tipo de pião bem peculiar:

 segredo para alcançar resultados excelentes.

Esse pequeno pião, fabricado no Canadá, é um daqueles produtos absurdamente simples que são vendidos por um preço maior pelo valor agregado de método construtivo, certificado de garantia, exclusividade. Mas, ainda assim, é um simples pião usinado em aço bruto.

Comecei a pensar nas habilidades e desafios envolvidos no processo de apresentar de forma satisfatória um produto tão simples.

Com isso em mente, comecei o processo de modelagem 3D do pião com é possível ver na imagem logo abaixo:

 segredo para alcançar resultados excelentes

 

Por mais simples que seja o modelamento, saber utilizar as ferramentas do SOLIDWORKS de forma fluida garantiu que esse modelamento demorasse menos de um minuto. No entanto, é a partir daqui que a pluralidade de conhecimento começa a se fazer importante.

As próprias cores que são vistas no modelo acima tem que ser inseridas de uma forma bem particular para gerar essa segunda cor especular difusa. A curiosidade de explorar uma forma de deixar um modelo mais “bonito” muitas vezes é ignorado pelo time de engenharia, até o momento que alguém precisa de um material para marketing ou divulgação. E como vamos ver aqui, podemos ir muito mais longe com um modelo que desenvolvemos em menos de um minuto.

Feito isso, é hora de botar esse pião pra girar. Um modelo 3D é a base para muito do que pode acontecer. E uma das vertentes mais interessantes é a simulação. Nesse caso, uma simples análise de movimentação, onde o SOLIDWORKS Motion foi utilizado.

Com conceitos simples de gravidade, força e contato físico, pude gerar uma bela simulação desse pião girando.

O segredo para alcançar resultados excelentes

Mas como estava buscando alcançar resultados excelentes, justamente o que me motivou a criar este breve artigo, uma animação com cara de software CAD não me parecia suficiente. Nesse momento realizei o processo de exportação da minha simulação de movimento para o SOLIDWORKS Visualize, um poderoso renderizador da família SOLIDWORKS..

A partir deste momento, pude realizar pequenos ajustes que passaram por iluminação, posição de câmera, Motion-Blur, distância focal, entre outros. E ainda utilizei a inteligência artificial do Denoiser (redutor de ruídos), para chegar a um resultado perfeito em poucos minutos:

O segredo para alcançar resultados excelentes

 

Feito tudo isso, tinha o vídeo da renderização do meu pião em movimento. Com efeito estroboscópio e tudo. Mas convenhamos, um vídeo curto de poucos segundos é um conteúdo um pouco cru. Portanto, para finalizá-lo, fiz uma pequena edição com introdução, musica e marca d’água.

Isso me deixou suficientemente satisfeito para apresentar o trabalho finalizado:

 

Percebam que aqui a discussão não é a metodologia que utilizei ou as ferramentas em si. Mas sim, o fato de que quanto mais conhecemos, e mais paixão temos naquilo que nos é delegado, melhores são os resultados.

Estude, domine diversas ferramentas, agregue valor ao que você faz, entregue mais do que o esperado. Só assim o destaque fica evidente. Já que estamos num ambiente de negócios, vale a pena lembrar que o fruto da excelência, não é apenas qualidade. Assim como um simples pião pode ser vendido com muito mais valor agregado, o seu trabalho também é mais valorizado com base no que você agrega a ele.

 

A única armadilha deste discurso, é o risco de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir atingir níveis altos em nenhuma área de atuação. Por isso os primeiros passos são o estudo e o domínio. Exponha o que estiver apresentável, e não tenha pressa.

O tempo é um aliado para quem persevera. Mas tenha sempre objetivos e um bom plano de ação.
Para este artigo mesmo, tive que utilizar conhecimento que adquiri ao longo dos anos em literalmente 10 áreas diferentes, onde apliquei conhecimentos que eu não tinha a 1 ano atrás.

Espero que este simples estudo de caso ajude a expandir a visão das possibilidades que um simples modelo 3D pode fornecer, e como é importante conhecer diversas ferramentas para elevar o nível de uma entrega.

Não se pare no simples e básico, vá além. Seja extraordinário e excelente.

A SKA auxilia empresas a embarcarem no conceito da indústria 4.0, tornando seus processos mais otimizados, através de soluções líderes de mercado. Quer trazer esta inovação para sua empresa também? Fale conosco através do [email protected], ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui