sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Artigos técnicos Conheça os benefícios da digitalização na visualização de projetos

Conheça os benefícios da digitalização na visualização de projetos

0

Dentro de um processo industrial, é natural que muitos arquivos e informações sejam gerados ao longo de cada etapa. E, mais importante do que gerar a informação, é poder compartilhá-la de forma eficiente com outras pessoas e departamentos que dependem daqueles dados para dar sequência aos seus trabalhos.

Em um processo de fabricação de um produto ou equipamento, a forma mais comum de compartilhar informação com a manufatura é a partir de impressão de desenhos de detalhamento. Entretanto, esta forma traz alguns problemas claros, tais como:

  • Excesso de folhas na produção;
  • Dificuldade em garantir a revisão mais nova do desenho na fábrica;
  • Processo burocrático, custoso e pouco sustentável;
  • Difícil compreensão da informação;
  • Manufatura e engenharia desconectadas;
  • Entre outros.

Com a Plataforma 3DEXPERIENCE, estes problemas são resolvidos por meio do aplicativo 3DPlay. Este app é um visualizador universal capaz de abrir arquivos 3D, 2D, PDFs, imagens, entre vários outros tipos de documentos.

Como diversos outros aplicativos da Plataforma 3DEXPERIENCE, o 3DPlay é executado pelo navegador, portanto, é compatível com o uso de smartphones e tablets, permitindo o acesso à informação independentemente da localização do profissional em um único ambiente colaborativo. Ou seja, para acessar o 3DPlay e as informações do projeto, basta ter acesso à internet. Em relação à abertura de arquivos 3D, há diversas possibilidades de interação por parte do usuário, como por exemplo, criar explosões, cortes visuais e capturar medidas. Confira na visualização abaixo:

via GIPHY

Vale ressaltar que o 3DPlay, por meio das tecnologias da Plataforma 3DEXPERIENCE, consegue abrir arquivos de grandes montagens com um desempenho muito acima do alcançado por soluções CAD, tornando a experiência do usuário muito mais satisfatória.

Em outras palavras, o 3DPlay permite a digitalização do processo de troca de informação, sendo capaz de proporcionar grandes melhorias dentro da organização. O benefício mais nítido é o aumento drástico da qualidade na comunicação entre departamentos, principalmente entre engenharia e manufatura por garantir sempre a revisão mais atualizada do projeto na fábrica, reduzindo assim os erros e retrabalhos.

Obs.: se você já enfrentou dificuldades para abrir um determinado projeto após um pedido do seu chefe que chegou de surpresa na sua mesa, considere fortemente conhecer o 3DPlay! 😊

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui