sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Conheça os 7 recursos que turbinam o desenvolvimento do projeto de moldes...

Conheça os 7 recursos que turbinam o desenvolvimento do projeto de moldes de injeção da sua Engenharia

0

Por Charles Pacheco

É extremamente complexo, hoje, apontar qual é a melhor solução do mercado para que a Engenharia de produto possa fazer todos os procedimentos de validação e conclusão do projeto.

Atualmente, o mercado oferece muitas alternativas semelhantes de tecnologias CAD, o que acaba dificultando muito a tomada de decisão em um investimento.

Então, o que devemos buscar em uma solução para projetos de moldes que garanta um pay back em pouco tempo? Confira neste artigo alguns fatores que você deve levar em consideração para turbinar o desenvolvimento do projeto de moldes de injeção da sua Engenharia!

  1. Tecnologia de modelagem híbrida

A tecnologia que você está utilizando ou procurando deverá oferecer a condição de modelagem híbrida. Isto serve para facilitar todos os detalhes de construção da partição do molde e dos saques das gavetas e eletrodos no projeto. O sincronismo entre superfície e sólidos não é mais uma possibilidade remota de trabalho, mas, sim, um recurso de trabalho obrigatório com resultados fantásticos.

via GIPHY

2. Ferramentas de análises do modelo 3D

Saber quais são os ângulos de saída das faces do produto é de extrema importância para o pleno funcionamento do molde. Com isso, a sua ferramenta deverá mostrar de forma simples quais são estes ângulos por meio de um gradiente de cores.

via GIPHY

3. Inserção de componentes

Tente evitar soluções que direcionam você para a montagem do projeto peça a peça, isso toma muito tempo! Hoje, já é possível fazer inserções de porta-moldes completos e todos os componentes do projeto com parametrização assistida.

via GIPHY

4. Canais de refrigeração

Pesquise no mercado um CAD que gere todos os canais com uma função dedicada a canais de refrigeração. Existe uma diferença enorme de tempo entre comandos simples de modelagem e funções dedicadas para canais.

via GIPHY

5. Biblioteca de porta-moldes

Todos os componentes devem ser inseridos na montagem de forma simples, seja uma base de gaveta, câmara quente ou qualquer elemento de fixação, mas com uma atenção especial para os porta-moldes. Sua ferramenta da Engenharia deverá automatizar esse processo e permitir o cadastro de itens especiais da empresa.

via GIPHY

6. Análise de injeção A sua tecnologia deve apresentar um relatório com base em estudo para apontar possíveis alterações no projeto, buscando, sempre, a eficiência da injeção do produto.

via GIPHY

7. Detalhamento automático

O profissional, muitas vezes, investe uma quantidade determinada de horas no projeto e o dobro disso para realizar o seu detalhamento. Tente buscar no mercado uma solução que entregue o detalhamento da forma mais automatizada possível.

via GIPHY

Estas aplicações não servem apenas para se manter em destaque e vantagem tecnológica em relação à concorrência. Estes recursos auxiliam, principalmente, a Engenharia da sua empresa a realizar tarefas de forma mais assertiva.

Estas e muitas outras aplicações você encontra também no VISI Mould da HEXAGON. Conheça e avalie os detalhes dessa tecnologia que é a mais usada pelos principais players aqui do Brasil! Acesse a página do produto e conheça. Ah, e qualquer dúvida, entra em contato direto comigo pelo [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui