sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Produtos Como resolver as principais dúvidas sobre processamento de chapas?

Como resolver as principais dúvidas sobre processamento de chapas?

0

Setores conectados, informações consolidadas e redução no consumo de matéria-prima. Como resolver as principais preocupações das indústrias de processamento de chapas?

Não é novidade que empresas que processam chapas metálicas, tanto para consumo interno quanto na prestação de serviços, utilizem diferentes máquinas de corte, com tecnologias diversas, de fabricantes variados. Essa diversidade de equipamentos, ideal para atender diferentes necessidades da indústria, torna-se um problema na hora do gerenciamento e programação. Cada fabricante utiliza sua solução própria para programar, o que resulta em informações descentralizadas.

Isso gera uma curva de aprendizado alta para um novo programador que não conhece as ferramentas e diminui a flexibilidade para troca de equipamentos, tarefa comum quando necessário alterar a programação da máquina A para a B.

Com o Lantek, é possível gerenciar e programar todas as máquinas de corte disponíveis no mercado em apenas uma plataforma. Utilizar uma única solução para programação padroniza o conhecimento entre os programadores, aumenta a confiabilidade das informações e agiliza o processo de programação. Confira mais no vídeo abaixo.

Facilidade para exportar projetos

Quando um CAD 3D é utilizado para modelos os equipamentos na etapa inicial da programação, o processo de importação de geometrias, numa etapa comum, todos os itens modelados precisam ser exportados com geometrias 2D. Esta é uma tarefa que consome muito tempo da engenharia.

No Lantek, por meio de plug-ins com CAD 3D, toda as peças de uma montagem podem ser exportadas para o software sem a necessidade de criar os arquivos manualmente. Essa funcionalidade diminui o tempo investido pela engenharia para a criação dos arquivos e evita que eles sejam criados no formato CAD 2D (DXF, DWG), que normalmente não são gerenciados e podem facilmente estar em uma versão ou revisão incorreta.

Redução no tempo de PCP

Nos processos de comunicação de uma necessidade de produção, diversas ordens são impressas com o setor de programação, conforme planejamento. Cabe ao setor de PCP ou de produção separar estas ordens manualmente, criando os pacotes de peças que devem ser cortados. Essa tarefa geralmente consome mais de 30% do tempo do PCP ou dos programadores.


Com o Lantek Masterlink, solução que integra sistemas ERP, MRP e MES, toda a necessidade de produção é comunicada de forma integrada para o Lantek, conforme itens liberados para serem fabricados. A integração agiliza o processo de importação de ordens de produção e estoque de chapa.

Quando o plano de corte está finalizado, pronto para ser cortado, o software devolve informações essenciais para o ERP, como tempo teórico de corte, quantidade de chapas consumidas, quantidade de sucata gerada, entre outras informações.

Nesting

Além de agilizar a comunicação entre engenharia e ERP com a programação, uma preocupação inevitável, conforme o aumento do preço da matéria-prima, é referente ao consumo de chapas.

O Lantek conta com uma das mais avançadas soluções para nesting do mundo. Em poucos segundos, temos nestings de alta eficiência, considerando as características de cada máquina, que se traduz em redução no consumo de chapas – ou melhor, em economia.

Uma solução para nesting eficiente, sem dúvidas, é de extrema importância para uma programação eficiente. Somando-se a isso, gerência e comunicação em tempo real com os setores interessados criam uma plataforma completa.

Quer saber mais sobre como o Lantek pode ajudar você e a sua empresa a otimizarem o processamento de chapas? Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui