terça-feira, 23 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como posicionar os componentes na sua PCB?

Como posicionar os componentes na sua PCB?

0

Por Camila Bueno, técnica de aplicações da SKA

Sabe quando precisamos organizar um armário ou uma gaveta abarrotada de coisas? Qual é o primeiro passo que você dá? Eu aposto que muitos de vocês pensaram “tiro tudo que está dentro”.

De fato, para a maioria das pessoas, é mais fácil organizar um grupo de objetos em determinado local quando temos uma tela em branco, para que possamos analisar os objetos que temos e como os agruparemos, em qual posição e qual ordem de colocação será usada. Isso vale para muitas coisas na vida, mas percebe o que isso é? Estratégia! Por mais inconsciente ou rotineiro que seja para muitos.

Este raciocínio pode parecer simples, mas pode ser aplicado em vários âmbitos da nossa vida, como, por exemplo, na hora de posicionarmos os componentes de uma PCB.

Para garantir que não tenhamos problemas de funcionamento, eficiência e montagem em uma PCB, também precisamos analisar o nosso circuito e definir estratégias a serem seguidas para esse layout.

Há muitas definições e conhecimentos técnicos por trás de um posicionamento de componentes, e as preferências de projetista variam de acordo com isso. Vamos entender quais são os pontos de atenção e algumas dicas, que podem ajudar o projetista a ter um bom fluxo de trabalho durante o layout.

Análise e estudo do projeto

Analise em detalhes quais são as principais funções do projeto e estude sobre os componentes envolvidos em cada uma delas e sobre o seu fabricante de placas. Mapeie quais são as sensibilidades dos componentes e dos sinais, compreenda quais as limitações de distanciamento que os fabricantes (de componentes e de placas) estabelecem e defina o espaço e a estrutura de placa que poderá ser usada no seu projeto.

Planejamento

Sabendo quais serão as diretrizes do projeto, configure restrições de distanciamentos mínimos, alturas máximas, espessuras de trilhas e outras especificações que forem necessárias para a sua aplicação antes de iniciar o posicionamento. Com os limites e preferências definidos, seu alicerce estará pronto para iniciar o layout.

Ordem de colocação

A pergunta “por onde eu começo?” pode aparecer, então. Um posicionamento malfeito pode acarretar um efeito dominó, então busque agrupar os componentes e ordenar suas colocações na placa. Aqui vão algumas dicas de ordenação:

  • Posicione seus componentes fixos e de importância mecânica, como conectores e chaves, que geralmente ficam próximos às bordas;
  • Coloque o componente principal próximo ao centro e seus periféricos próximos a ele;
  • Componentes envolvidos com sinais sensíveis e importantes devem ficar próximos, para não prejudicar a linha de transmissão;
  • Para o restante dos componentes, posicione-os se atentando aos caminhos de roteamento e pontos de alimentação.

Verificação

Mesmo seguindo uma ótima estratégia e tendo confiança nela e em si mesmo(a), não se pode eliminar a necessidade de verificar e analisar o resultado obtido. É preciso validar se algo infringe as diretrizes, se há problemas térmicos, de distribuição de energia ou mesmo de interferência eletromagnética (EMI). Trabalhando com uma boa ferramenta ECAD (Electrical Computer Aided Design), muitas das verificações já serão realizadas durante sua execução e isso evitará muito retrabalho.

O Altium Designer oferece ferramentas de posicionamento e verificação que ajudam o projetista a ser mais eficiente e obter resultados rápidos para analisar. Quer saber como essa solução pode ajudar a sua empresa? Acesse o site da SKA e confira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui