quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Produtos Como criar estudos multifásicos em segundos usando templates do SIMULIA Xflow

Como criar estudos multifásicos em segundos usando templates do SIMULIA Xflow

0

Quando nos deparamos com um fluxo de fluidos em que temos um fluido gasoso e outro líquido, é o que chamamos de fluxo multifásico, ou ainda, nesse exemplo, um fluxo bifásico. Na produção de petróleo, por exemplo, o escoamento bifásico é frequentemente encontrado na coluna de produção dos poços e nos dutos de produção.

Neste tipo de cenário existem diferentes desafios de engenharia, como o dimensionamento dos dutos de produção com base na perda de carga. Nestes casos, é importante determinar a composição do fluido no oleoduto em diversas condições de fluxo, a fim de possibilitar o projeto adequado do sistema de separação na planta de processo da plataforma.

Além da indústria de óleo e gás, em muitos cenários do nosso cotidiano existem os fluidos multifásicos, como em sistemas de lubrificação em geral. Aqui, uma falha do sistema pode causar danos muitas vezes irreversíveis e que demandam paradas indesejadas e tempos manutenção elevados aos mais diversos tipos de equipamentos.

A figura abaixo mostra um exemplo de simulação bifásica de uma caixa de engrenagem. É possível identificar, dentre outros parâmetros, o torque de eixo e a própria distribuição do líquido dentro da caixa, fornecendo informações ao engenheiro sobre o desempenho do sistema.


Estudo Multifásico de Caixa de Engrenagem realizada com SIMULIA Xflow

Confira no vídeo abaixo como utilizar templates predeterminados para criar um estudo multifásico rapidamente em poucos cliques dentro do SIMULIA Xflow, obtendo insights para o desenvolvimento do produto.

Quer saber mais sobre como o SIMULIA Xflow pode auxiliar a sua empresa? Inscreva-se no nosso formulário e conheça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui