sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Artigos técnicos Comando TIE: saiba como resolver erro no software SIMULIA Abaqus

Comando TIE: saiba como resolver erro no software SIMULIA Abaqus

0

O SIMULIA Abaqus tem uma função de relacionar malhas a partes específicas de uma montagem. Assim, é possível evitar gerar a malha de todo domínio em um passo único. Se uma parte é repetida numa montagem, sua malha será replicada em todos os pontos em que ela aparece – processo útil no trabalho do projetista. Porém, esse feito pode causar alguns problemas na interface entre duas partes, como no comando TIE. Veja nesse post como resolvê-lo.

Você já se deparou com a seguinte mensagem: “The elements have been identified in element set ErrElemVolSmallNegZero? Isso é gerado pelo mau uso do TIE.

O TIE é usado para passar informação entre malhas não-conformes. Para isso, ele separa um par de superfície em dois tipos: uma superfície mestre e outra escrava. Os graus de liberdade das superfícies são unidos, e a superfície escrava fica comandada pela superfície mestre.

Por padrão, há um ajuste inicial dos nós da superfície escrava. Esse processo pode resultar em uma distorção do elemento e em erros na definição do jacobiano. Esse feito é corrigido ao desativar a opção “Adjust Slave Surface initial position”. Confira no vídeo.

É segura essa ação? Depende. Quando temos as duas superfícies com as malhas bem refinadas de modo com que os nós fiquem próximos, haverá uma alteração local na tensão, porém, de forma global, haverá pouca influência.

Este conteúdo foi útil? Cadastre-se no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui