quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Produtos Análise do comportamento de fluidos em veículos com tanque de transporte

Análise do comportamento de fluidos em veículos com tanque de transporte

0

O transporte de combustível, leite e outros fluidos dentro de caminhões e carretas com tanque gera ações de deslocamento destes líquidos. Como consequência, gera forças de reação, que são perigosas à segurança do veículo, já que dificultam vários fatores, como o desempenho da carreta, a execução de manobras e curvas simples e os processos de aceleração e frenagem.

Como os materiais são transportados em vias com as mais diversas condições, muitas vidas podem ser colocadas em risco, então é de importância fundamental pensar na segurança de transporte deste tipo de equipamento.

Figura 1 – Efeitos de deslocamento do fluido em taques

Slosh dynamics é o termo usado para avaliar o comportamento de fluidos dentro de recipientes, ou seja, o fenômeno de escoamento dos líquidos dentro dos tanques. Esse tipo de física, do ponto de vista analítico e experimental, consiste em um problema complexo, caro e oneroso de ser resolvido.

O SIMULIA Xflow é uma solução CFD robusta para resolução de problemas free surface, ou seja, definir com precisão o comportamento de escoamento envolvendo uma interface entre líquidos e gases.

Dentre as aplicações desse recurso, podemos destacar os sistemas de lubrificação, importantíssimos para manter o funcionamento dos mais diversos mecanismos de engenharia e, como demonstrado acima, o comportamento de líquidos em caminhão tanque, conforme Figura 2.

Figura 2 – Escoamento a 2,5 segundos da parada de veículo a 80 km/h.

Veja no vídeo abaixo como é simples executar uma simulação de superfície livre dentro do SIMULIA Xflow. Com o software, também é possível extrair importantes respostas do estudo de forma rápida, com o objetivo de identificar o processo ideal para resolver o problema. Ao inserir estruturas de chicanas, que evitam o deslocamento livre do líquido que está dentro do tanque, por exemplo, elas possibilitam uma estabilização do material, reduzindo os efeitos indesejados da movimentação.

O SIMULIA Xflow realiza simulações de fluidos. Descubra a melhor solução para a sua empresa! Preencha o formulário abaixo e saiba mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui