quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Institucional A evolução do CAD e a Indústria 4.0

A evolução do CAD e a Indústria 4.0

0
evolução do cad

A indústria 4.0 tem como importante característica tecnologias que impactam diretamente a  produção. A tecnologia da informação por sua vez é quem está por trás da viabilização das  tecnologias da indústria 4.0: nos últimos anos, o setor sofreu inúmeras revoluções, seja no aumento exponencial do poder de processamento ou no emprego das tecnologias da informação em diversos contextos de integração entre softwares, aplicações e manufatura. 

Softwares CAD começaram a ser utilizados amplamente nas indústrias na década de 1970  revolucionando os departamentos de projeto, trazendo com a tecnologia algumas vantagens expressivas para o processo, como uma maior capacidade de resposta ao cliente interno,  segurança, redução de erros com a padronização dos desenhos e uma maior flexibilidade, entre outras vantagens que impactaram de forma positiva o cenário industrial. 

Sabendo que a tecnologia CAD foi um importante pilar da Indústria 3.0, é necessário  entendermos seu importante papel na Indústria 4.0 e de que forma sua evolução se mescla a este momento tecnológico. 

A transformação digital tem como objetivo conectar processos, máquinas e pessoas  aumentando o dinamismo em companhias que buscam inovar ofertando ao mercado experiências completas e não apenas um produto desconectado da plataforma de negócios. O  maior desafio de se manter ou se tornar protagonista em inovação está ligado diretamente à  forma como as empresas desenvolvem seus produtos, desde a idealização até a fabricação – fazendo a gestão do ciclo de vida do produto. 

A disciplina CAD dentro do ciclo de vida de um projeto de produto normalmente está interligada às etapas de desenvolvimento e alterações, onde os nomes podem variar conforme  o cronograma de projeto elaborado, mas o que não muda é a necessidade de encontrar a  resposta pontual e otimizada à necessidade do cliente. 

Hoje, na indústria 4.0, quando falamos em modelagem CAD, abrimos diversas possibilidades, entre elas o design generativo que é realidade nas engenharias de alto desempenho. Projetistas e engenheiros, ao invés de dedicarem seu tempo pensando na forma das peças, passam a se dedicar apenas à função, deixando com que softwares calculem a melhor forma geométrica conforme os processos de manufatura e variáveis funcionais do projeto. Falar de conectividade, IoT e indústria 4.0 nos remete automaticamente à disciplina de eletrônica embarcada em qualquer produto inteligente. É possível, assim, agregar valor ao produto, conectando as disciplinas mecânicas e eletrônicas em uma plataforma de negócios. 

Como podemos imaginar, essa transformação não está ocorrendo apenas na engenharia, mais sua conexão se estende a outros departamentos como o de manufatura, suportando a produção sem barreiras através da manufatura aditiva. 

Para saber como participar da transformação digital e acompanhar as mudanças tecnológicas  do mercado, a SKA tem especialistas em Indústria 4.0 dispostos a te ajudar. Quer saber mais  sobre as principais tendências do CAD para o futuro da Indústria?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui