segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos 5 motivos para imprimir em materiais compósitos da Markforged 

5 motivos para imprimir em materiais compósitos da Markforged 

0
foto de uma impressora 3D Markforged operando com materiais compósitos

Vamos conversar sobre impressão em materiais compósitos da Markforged?

A utilização da impressão 3D como um recurso fabril vem crescendo muito, não só como solução para a engenharia de produto, mas, também, para o chão de fábrica. Junto a isso, novas tecnologias e matérias primas vem sendo desenvolvidas, agregando ainda mais valor a esse processo de fabricação que entrega agilidade e flexibilidade a qualquer empresa. 

Frente a isto, com o objetivo de ampliar as possibilidades do processo de impressão 3d, a Markforged criou a tecnologia CFF – Fabricação por Filamento Contínuo – que, utilizando um material compósito como base e adicionando outro como fibra alongada contínua, agrega ainda mais resistência a peças impressas, além de muitos outros benefícios. Confira abaixo 5 motivos para imprimir em 3D utilizando compósitos na tecnologia CFF da Markforged

Robustez e baixo peso dos materiais compósitos

A utilização de compósitos já é muito ampla, estando presente nos mais diversos ramos, principalmente pelas características de baixo peso e alta resistência mecânica. Aliada a isso, por meio do processo aditivo de construção, trabalhamos a liberdade geométrica, diminuindo mais ainda a massa utilizada em quaisquer peças sem perder resistência mecânica. 

Versatilidade na aplicação de fibras 

Além da utilização de um compósito já no material “matriz”, ainda podemos utilizar diferentes fibras de forma contínua nas peças.  

Mas qual a vantagem disso? 

Com isso, podemos deixar uma mesma peça com mais resistência ao impacto, maior resistência ao esforço contínuo ou intermitente, somente mudando a fibra aplicada, além da possibilidade de aplicação de fibra em áreas estratégicas da peça, aumentando seu desempenho. 

Tecnologia Plug and Play 

Desde a instalação, temos processos simplificados! 

Por meio dos equipamentos de impressão das linhas desktop e Industrial da tecnologia CFF, precisamos somente de acesso à internet, uma conexão elétrica comum e uma bancada para a máquina e pronto, estamos aptos a iniciar a produção. 

Plataforma de fácil utilização 

Todos os equipamentos Markforged trabalham dentro do ambiente Digital Forge, composto por software, equipamento e materiais, desenvolvidos para trabalharem em perfeita harmonia. Com esse sistema, não é necessário um usuário dedicado ao equipamento ou com larga experiência em impressão 3D, o que mostra um ambiente muito intuitivo.  

Custo competitivo e rápido setup 

Considerando a tecnologia CFF da Markforged, unimos a liberdade de construção da Manufatura Aditiva à resistência dos compósitos, produzindo peças com características únicas, de forma simples, eliminando setups complexos e, também, custos extras como desperdício de matéria-prima oriundos de uma estratégia mal definida. 

Quer saber mais sobre impressão em materiais compósitos da Markforged? O nosso especialista em impressão 3D, Micael Mota, da área de Engenharia de Aplicações, apresenta o webinar totalmente focado em te mostrar detalhadamente os 5 motivos para imprimir em materiais compósitos da Markforged. Confira o material no vídeo abaixo. 

Assinatura de post no blog do especialista em manufatura aditiva da SKA, Micael Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui