sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos O que é possível ser feito com uma impressora 3D?

O que é possível ser feito com uma impressora 3D?

0

* Artigo retirado do blog da Markforged

Quando se trata de impressão 3D, você pensa principalmente em protótipos e pequenas peças que servem de brinquedo? Então é hora de mudar seu pensamento. Hoje, a impressão 3D está sendo usada de várias maneiras inovadoras para ajudar a tornar nosso mundo um lugar melhor. Aqui estão alguns exemplos:

Uma casa impressa com tecnologia 3D 

O que é possível fazer impressão 3D

New Story, uma empresa imobiliária sem fins lucrativos de São Francisco, fez parceria com a empresa de tecnologia de construção Icon e usou a impressão 3D para produzir uma pequena casa de 33 m² em 48 horas por US$ 10.000. As projeções para casas de 50 a 70 m², com base nesse protótipo, estão chegando a menos de US $ 4.000, com um tempo de construção de apenas 24 horas. Essas casas acessíveis construídas de forma rápida foram projetadas para uso em diversos locais – desde o fornecimento de moradias econômicas no Texas, até climas e terrenos difíceis em El Salvador.

Bioimpressão 3D 

Na área médica, pesquisadores estão desenvolvendo sistemas de impressão 3D que imprimem tecidos vivos em feridas profundas e queimaduras graves. Por exemplo, cientistas da Universidade de Toronto e do Sunnybrook Research Institute criaram um bioimpressora 3D portátil que imprime células da pele para tratar vítimas de queimaduras. Além desta conquista, uma equipe da Wake Forest School of Medicine desenvolveu uma impressora 3D que usa células da pele em vez de tinta, colocando uma nova pele saudável sobre a pele danificada.

Ferramentas industriais impressas em 3D 

O que é possível fazer impressão 3D

Usando as impressoras 3D da Markforged Industrial Series e material contínuo de fibra de carbono, a Siemens Gas & Power criou uma serra de corte circular personalizada impressa em 3D – sendo só necessário adquirir o motor e a lâmina. A divisão Gas & Power possui compressores, geradores e turbinas em todo o mundo. Frequentemente, os alojamentos das turbinas a gás precisam de manutenção; portanto, os engenheiros precisam usar uma serra circular para repará-los. As serras de corte padrão não são contornadas, o que significa que a equipe costumava enviar todos os componentes para o exterior, aguardar a fabricação da placa personalizada e remontar a ferramenta quando recebiam as peças de volta. Ao usar componentes impressos em 3D, a equipe economizou cerca de US$ 8.000 por ferramenta (que são inúmeras) e reduziu o tempo de entrega em 35 dias. Agora, os engenheiros podem reparar eficientemente turbinas em campo, em vez de esperar por terceiros.

A inovação da impressão 3D não tem limites 

Há muito mais aplicações da impressão 3D, todas acontecendo agora em inúmeras indústrias, usando uma variedade de tecnologias e materiais inovadores. Pense em odontologia, óculos, próteses, design de móveis, arqueologia, paleontologia e ciências forenses, para citar apenas alguns. E você pode ter certeza de que os usos criativos e diversos da impressão 3D continuarão a aparecer – e continuarão a melhorar a maneira como vivemos e trabalhamos.

Quer saber mais sobre manufatura aditiva e todas as possibilidades que ela te oferece? Acesse nosso site e entre em contato conosco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui