Setor de óleo e gás aposta em impressão 3D em metal para reduzir custos e aumentar eficiência

Por SKA 5 Dez de 2025
6 min de leitura

O setor de óleo e gás vive um momento de ampla transformação. Em um cenário em que a demanda por eficiência e redução de custos ditam o ritmo das ações, muitas empresas têm buscado alternativas inovadoras para superar os desafios da fabricação de componentes metálicos complexos. E uma das principais soluções vem da manufatura aditiva.

No Rio de Janeiro, polo energético nacional, essa transformação ganha contornos significativos. Inclusive, segundo matéria publicada recentemente no  Portal Click Petróleo e Gás, a indústria de óleo e gás realizou, em 2024, um investimento superior a R$ 9 bilhões na perfuração de poços offshore.

Mas, afinal, você sabe qual inovação pode alavancar os processos desse segmento?

É nesse contexto que a tecnologia SLM (Selective Laser Melting) das impressoras 3D da Nikon SLM®  Solutions, surge como uma solução estratégica para a produção de peças metálicas no setor óleo e gás.

A revolução da manufatura aditiva no setor energético

Popularmente conhecida como impressão 3D industrial, a manufatura aditiva tem impulsionado suas ações e ganho protagonismo em diversas frentes da indústria, mudando significativamente a forma como componentes e peças são concebidos e produzidos.

De acordo com um estudo recente da Precedence Research, a manufatura aditiva deve alcançar um valor de mercado global de US$ 25,92 bilhões neste ano. Este número só corrobora o momento vivido por esse processo de fabricação que, segundo esta mesma pesquisa, tem uma projeção de taxa anual de crescimento (CAGR) de 19,29% entre 2025 e 2034.

De fato, um montante que mostra o quão importante são as tecnologias de impressão 3D industrial e como a versatilidade e robustez podem ser a chave para o sucesso.

O que é a tecnologia SLM?

Antes de avançarmos, vale compreender melhor o que é essa tecnologia presente nas impressoras da Nikon SLM®  Solutions.

A SLM (Selective Laser Melting), ou fusão seletiva a laser, é uma das mais avançadas tecnologias de impressão 3D em metal disponíveis no mercado.

O processo utiliza um feixe de laser de alta potência para fundir partículas de pó metálico camada por camada, resultando em peças com densidade próxima a 100%, com propriedades mecânicas comparáveis, ou até superiores, às obtidas por processos tradicionais, como o forjamento.

Além disso, a tecnologia permite o uso de diversas ligas metálicas de alto desempenho, como titânio, inconel, aço inoxidável e ligas de alumínio.

Outro diferencial é a possibilidade de práticas mais sustentáveis, com redução do desperdício de material, agilidade na reposição de peças críticas e integração com tecnologias como IoT e inteligência artificial. Isso permite, por exemplo, o monitoramento em tempo real da qualidade das peças produzidas.

 

Leia mais:

 

Mas por que a tecnologia SLM é fundamental para o setor de óleo e gás?

Assim como outras áreas industriais, o setor de óleo e gás enfrenta desafios específicos que tornam a adoção da tecnologia SLM ainda mais relevante.

Do ponto de vista prático, a fusão seletiva a laser permite a produção de peças metálicas com materiais especializados e geometrias otimizadas para suportar condições extremas, como contato com água salgada, variações térmicas intensas e atmosferas corrosivas, frequentemente encontradas em operações offshore (atividades realizadas no mar).

Peças como válvulas, conectores e componentes sob medida são, muitas vezes, inviáveis de produzir por métodos convencionais. Nesse cenário, a tecnologia SLM se destaca, oferecendo liberdade geométrica, assertividade e customização sob demanda.

Além disso, plataformas industriais offshore necessitam de peças de reposição rápidas e com produção local ou próxima ao ponto de uso. De fato, a manufatura aditiva atende a essas demandas de forma ágil e eficiente.

 

 

Case de sucesso: Valland SPA

Com mais de 15 anos de experiência, a Valland SPA é uma fabricante de válvulas para o setor de óleo, gás e energia. A empresa é pela excelência em qualidade em seus produtos, certificados por grandes normativas do setor.

Em 2020, ela incorporou sua primeira impressora 3D industrial Nikon SLM® Solutions voltada para auxiliar o processo de fabricação de manifolds hidráulicos e obteve ganhos expressivos. Após a sua adoção, a Valland maximizou resistência mecânica, reduziu peso, otimizou geometrias, diminuiu o tempo de fabricação e teve a liberdade de realizar customizações rápidas em seus produtos.

Com o uso de uma impressora SLM® 500, a Valland SPA alinhou sua expertise com tecnologias de ponta, trazendo também o uso de softwares para otimização topológica. Dessa forma, foi possível fabricar produtos que, fabricados pelo método tradicional, pesavam 25.6kg, e passaram a pesar 9,8kg, representando uma redução de peso de 61,7%. Além disso, foi possível reduzir o tempo de entrega de 2-3 meses para 3 semanas.

 

Foto de um manifold hidráulico para atuação de válvulas
Manifold hidráulico para atuação de válvulas

 

Impressão 3D em metal: um novo marco na fabricação industrial

A tecnologia SLM representa uma mudança na forma como o setor de óleo e gás aborda a fabricação de componentes metálicos. Sua capacidade de produzir peças de alta resistência, com geometria complexa e personalização sob medida, faz dela uma solução concreta para desafios operacionais não apenas desse setor, mas de outros segmentos que também exijam a produção de peças robustas.

No Brasil, e especialmente no Rio de Janeiro, centro de excelência em energia, a adoção da manufatura aditiva em metal com tecnologia SLM representa uma oportunidade importante para lead time e aumentar a competitividade.

 

Saiba mais sobre a impressão 3D em metal:


 

Potencialize seus projetos de impressão 3D em metal com a SKA

A impressão 3D em metal tem se consolidado como um dos principais pilares da manufatura aditiva industrial nos últimos anos. Impulsionado pela tecnologia SLM, presente nas impressoras da Nikon SLM Solutions, o mercado cresce de forma exponencial, ocupando um espaço de destaque em diversos segmentos da indústria.

Quer impulsionar seus projetos com este tipo de tecnologia? A SKA é referência nacional como provedora de soluções para a impressão 3D em metal. Fale com um de nossos especialistas e entenda qual a melhor opção para o seu negócio!

 

*Texto original escrito por Eduardo Bento, Jornalista na SKA, com apoio técnico de Carlos Henrique Schmidt dos SantosEngenheiro de Aplicações em manufatura aditiva na SKA.