Impressão 3D industrial: uma alternativa que vai além do P&D ao produto final

Por SKA 31 Out de 2025
4 min de leitura

Que a manufatura aditiva se trata de um processo de criação de peças robustas e precisas você já sabe.

Mas, e se disséssemos que existem alternativas e estratégias ainda mais poderosas para transformar ideias em realidade, desde protótipos até peças finais e de manutenção?

Pois bem, diferente dos métodos tradicionais de manufatura, que removem material, a manufatura aditiva adiciona material apenas onde é necessário. Isso permite criar geometrias complexas, reduzir o desperdício e produzir peças sob demanda, com muito mais eficiência.

Além disso, com a impressão 3D industrial, é possível reduzir custos, acelerar o desenvolvimento e aproveitar oportunidades de mercado. Em outras palavras: maximizar resultados e elevar o nível dos seus processos produtivos.

Leia mais:

Com aplicações que vão desde peças finais, microfusão e prototipagem até a fabricação voltada para os setores médico e odontológico, a manufatura aditiva conta com três etapas principais de fabricação.

Na primeira, o arquivo digital é modelado em 3D e salvo como um arquivo de malha, etapa na qual são definidas as principais características e especificações do produto. Trata-se de um processo fundamental para a qualidade final da peça.

Após o modelamento, o arquivo digital da peça passa pelo software de fatiamento, ou seja, o software que irá preparar o arquivo em camadas de código para enviar à impressora 3D.

Já na etapa final, a impressora 3D adiciona o material definido, camada por camada, até que a peça esteja pronta para uso ou validação.

Webinar trouxe à tona o ecossistema de impressão 3D industrial da SKA

Há algumas semanas, a SKA promoveu um webinar exclusivo e gratuito, voltado a profissionais que desejam potencializar seus processos com tecnologias e aplicações de impressão 3D industrial.

Apresentado por Carlos Henrique Schmidt dos Santos, Engenheiro de Aplicações de manufatura aditiva da SKA, o evento foi uma verdadeira imersão tecnológica. Realizado no Showroom da empresa, o webinar explorou as diversas fases do ciclo de desenvolvimento de produtos, do conceito à fabricação de peças finais.

Durante a apresentação, nosso especialista demonstrou aplicações como:

  • Protótipos funcionais, com alta precisão dimensional e acabamento comparável à injeção plástica;
  • Garras de robô e dispositivos de fixação personalizados, otimizando linhas de produção;
  • Moldes de baixa tiragem, ideais para testes de mercado ou validações de produto;
  • E até peças finais de alta performance, que já chegam prontas para o uso.

E não parou por aí….

O webinar também trouxe cases de sucesso relevantes, que demonstram resultados práticos da impressão 3D industrial na rotina de empresas brasileiras.

A AYGA, empresa do Grupo SKA, por exemplo, conquistou uma redução significativa de custos e a possibilidade de testar várias versões de design antes da produção final.

Já a Yoface, a primeira marca brasileira de óculos produzidos por impressão 3D, apostou no potencial da manufatura aditiva para lançar uma coleção temática inspirada em um evento de grande relevância ocorrido recentemente.

Assista, abaixo, o webinar completo:

Manufatura aditiva e o futuro das tecnologias para indústria

A impressão 3D industrial já é uma realidade consolidada, e a SKA segue inovando, oferecendo tecnologias de ponta, suporte técnico especializado e soluções completas para empresas de todos os portes que desejam inovar com confiança.

Capacitação técnica, a padronização de normas e a integração da impressão 3D com a inteligência artificial (IA), estoques digitais serão integrados a sistemas ERP e MES, estão entre os principais pontos de virada e que tendem a mudar a manufatura aditiva nos próximos anos.

E você não pode ficar de fora dessa transformação? Clique abaixo e conheça as principais tecnologias de impressão 3D industrial do mercado com os nossos especialistas.

*Texto original escrito por Eduardo Bento, Jornalista na SKA, e adaptado por Carlos Henrique Schmidt dos Santos, Engenheiro de Aplicações de manufatura aditiva na SKA.