quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como otimizar produtos com simulação avançada e design generativo

Como otimizar produtos com simulação avançada e design generativo

0
Como Otimizar Produtos com o Design Generativo

Você já se perguntou como as engenharias podem otimizar produtos, desde a concepção até a produção? Ao desenvolver um produto, precisamos pensar de que forma podemos reduzir custos e maximizar a resistência e durabilidade dos deles. 

Logo, precisamos otimizar, o que pode ser muito abrangente. Mas temos inúmeras formas de melhorar o produto e torná-lo mais eficiente. Pensando de forma computacional, a validação digital emprega técnicas numéricas avançadas de otimização. Ela é baseada em funções específicas de dimensão, rigidez, massa, tensão e fator de segurança, utilizando requisitos de manufatura como ângulos de extração e espessuras de paredes, respeitando faces e regiões do projeto específicas para aplicações em operação. 

Obrigatoriamente, todo o projeto precisa atender os seus respectivos requisitos de operação. Já estes requisitos serão atendidos, porém, por diferentes fatores como, processos industriais, técnicas de manufatura e, inclusive, comodidade: porque muitas vezes o nosso produto atende a necessidade, porém, não apresenta um grande diferencial e poderia ser melhor dimensionado. 

Em termos de fabricação, existem diversas tecnologias de manufatura que rompem as barreiras existentes e deixam no passado vários processos industriais de manufatura. 

Impressora Mark Two da Markforged
Impressoras 3D HP com a tecnologia Multi Jet Fusion

Atualmente, na escolha por um produto ou serviço de qualquer área, um diferencial importante onde se percebe valor e nos faz optar entre um produto ou outro é a experiência. Seja na qualidade de um serviço prestado, no impacto ambiental positivo, ou até mesmo nos impactos funcionais e visuais dos produtos que consumimos, tudo isso influencia o consumidor a escolher. Por isso, mais do que nunca, é hora de surpreender e inovar.

Dassault Systèmes oferece uma gama de produtos que irá te auxiliar na etapa de otimização e criação de novos projetos.  

Com o aplicativo Design Generativo, dentro da plataforma 3DEXPERIENCE, podemos avaliar um design inicial do nosso produto e, com base em restrições de projeto como fator de segurança, requisitos de manufatura como ângulos de extração, espessuras de paredes, podemos obter novas e diferentes conceitos de geometrias para peças que até então usavam ideias convencionais. 

A evolução constante nos processos de manufatura está proporcionando cada vez mais que ideias fora da caixa, com menores custos, possam efetivamente serem idealizadas.  

Com o design generativo da 3DEXPERIENCE, projetistas, designers e engenheiros podem ser capazes de criar, avaliar e validar conceitos de projeto com ferramentas fáceis e intuitivas. Com isso você será capaz de: 

  • Otimizar a relação peso e rigidez dos produtos; 
  • Reduzir tempo e custo avaliando conceitos mais rapidamente; 
  • Avaliar mais conceitos mantendo especificações de projeto; 
  • Aproveitar a geometria editável do seu projeto para processos de fabricação convencional ou aditiva; 
  • Gerar e simular facilmente formas de conceito otimizadas; 
  • Gerenciar a colaboração entre engenheiros de projeto, simulação e fabricação de forma integrada. 
Otimização de topologia
Com o design generativo, é possível economizar matéria-prima
Como otimizar produtos usando o design generativo

Veja nos vídeos como o Design Generativo pode aumentar sua produtividade através de recursos integrados de design, projeto e validação conduzidos por processos. 

Quer saber mais? Acesse a série de vídeos que preparamos sobre a solução e veja como é simples tornar os seus produtos otimizados aplicando o design generativo com o Simulia da 3DEXPERIENCE. Você também pode acessar a página do produto ou preencher o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui