CARACTERÍSTICAS
Método Lattice Boltzmann
Na mecânica estatística sem equilíbrio, a equação de Boltzmann descreve o comportamento de um gás modelado em escala mesoscópica. A equação de Boltzmann é capaz de reproduzir o limite hidrodinâmico, mas também pode modelar meios rarificados com aplicações aeroespaciais, microfluídicas ou mesmo perto de condições de vácuo. Ao contrário do MRT padrão, o operador de dispersão no XFlow é implementado no espaço central do momento, melhorando naturalmente a invariância Galilean, a precisão e a estabilidade do código.
Solucionador cinético baseado em partículas
O XFlow apresenta um novo algoritmo cinético baseado em partículas que foi projetado especificamente para executar muito rapidamente usando o hardware disponível. A abordagem de discretização no XFlow evita o processo clássico de malha de domínio e a complexidade da superfície não é mais um fator limitante. O usuário pode controlar facilmente o nível de detalhe da estrutura subjacente com um pequeno conjunto de parâmetros, a estrutura é tolerante à qualidade da geometria de entrada e se adapta à presença de peças móveis.
Refinamento de Lattice adaptativo
O XFlow adapta automaticamente as escalas resolvidas aos requisitos do usuário, refinando a qualidade da solução perto das paredes, adaptando-se dinamicamente à presença de gradientes e refinando a esteira à medida que o fluxo se desenvolve.
Modelo de turbulência: high fidelity WMLES
O XFlow apresenta a abordagem WMLES (Wall-Modeled Large Eddy Simulation) de alta precisão na modelagem de turbulência.
Esse modelo de parede funciona na maioria dos casos, o que significa que o usuário não precisa selecionar entre modelos diferentes e cuidar das limitações relacionadas a cada esquema.
Transporte e Mobilidade
• Geometrias móveis como rodas rotativas, sistema de suspensão ou ultrapassagem de veículos;
• Lubrificação do trem de força;
• Reabastecimento e manobra do tanque;
• Processo de vadear e pintar.
Aeroespacial e Defesa
• Previsão de manobras de vôo;
• Helicópteros e turbofans;
• Previsão de arrasto e elevação mesmo para configurações de elevação alta;
• Distribuição de cargas de pressão e atrito;
• Peças móveis como a implantação do trem de pouso, configuração de abas ou asas rotativas;
• Fluxos transônicos / supersônicos.
Marítimo e Offshore
• Hidrodinâmica dos cascos dos navios;
• Manobras de vela;
• Fenômenos de movimentação de superfície livre;
• Propagação de onda.
Arquitetura, Engenharia e Construção
• Fluxo de ar ao redor de edifícios, pontes e outras obras de engenharia civil;
• Análise superficial livre de estruturas marinhas, vertedouros de barragens ou inundação de instalações subterrâneas;
• Aquecimento, ar condicionado e ventilação de espaços internos;
• Dispersão de contaminantes.
Energia, Processo e Utilitários
• Turbinas eólicas e transmissões;
• Fluxos de petróleo e gás;
• Análise de rodas d'água e conversores de energia das ondas;
• Convecção natural em torres solares;
• Cargas de vento em painéis solares.
Equipamento industrial
• Simulações internas de peças móveis, como válvulas e bombas;
• Simulação de processos de mistura (agitadores, misturadores);
• Gerenciamento térmico em data centers;
• Fluidos com propriedades reológicas complexas (modelos de viscosidade não-newtonianos).