quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Institucional SKA inaugura Centro de Manufatura Digital

SKA inaugura Centro de Manufatura Digital

0

Ao completar 30 anos, a SKA acaba de anunciar seu novo ambiente para inovação e tecnologia: o Centro de Manufatura Digital SKA, a maior e mais avançada instalação da América Latina para colaboração com clientes e parceiros que buscam a transformação em suas indústrias. O investimento da SKA no novo Centro reúne tecnologias HP e Markforged para impressão 3D em polímeros, compósitos e metal.

A HP é líder mundial no fornecimento de impressoras 3D para produção em plástico. Sua tecnologia de impressão 3D Multi Jet Fusion revoluciona o design, a prototipagem e a manufatura com sua capacidade exclusiva de controlar as propriedades dos componentes em cada nível do voxel. Isso permite o desenho e a produção de peças antes inconcebíveis e, no futuro, produtos com múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétrica.

“Um simples duto de ventilação de um automóvel, atualmente, pode levar semanas ou mesmo meses entre concepção e fabricação. Com a tecnologia da HP, este mesmo duto pode ser redesenhado e, ao invés de ser um conjunto de 7 partes, ele pode ser impresso em poucas horas em uma peça única, evitando um investimento de mais de R$ 150 mil para a fabricação do molde de injeção”, afirma Siegfried Koelln, presidente e fundador da SKA.

A tecnologia Markforged foi pensada para ambientes de escritório e chão de fábrica, oferecendo equipamentos que imprimem peças em metal e polímero, com reforço em fibras de carbono ou vidro, entre outras. Complexidade geométrica e velocidade permitem fabricar, em poucas horas, ferramentas de apoio à produção, como dispositivos de fixação. Na impressão Markforged, uma garra de robô é impressa 11x mais rápido do que o tempo que leva para ser usinada em alumínio, resiste à abrasão do maquinário ao mesmo tempo em que se conforma com o dispositivo, e seu custo é cerca de 50x menor do que a peça original.

Ocupando uma área de 700m2, o Centro conta com investimento próprio de mais de R$ 4 milhões entre equipamentos, instalações e treinamento, disponibilizando especialistas em engenharia mecânica, Internet das Coisas (IoT), ciência de materiais, design e aplicações de impressão 3D, e manufatura digital.

“Mais do que melhorar processos, o objetivo do Centro de Manufatura Digital SKA é repensar a engenharia, desde a concepção do produto feita pelo projetista até a sua manufatura – algo que realmente incorpora a nossa missão de transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável”, reforça Siegfried.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui