Se você trabalha na indústria e já teve contato com a manufatura aditiva, provavelmente já tentou imprimir algum protótipo, gabarito, algo que solucionasse um problema de forma rápida ou ao menos teve a ideia de utilizar dessa tecnologia para algum desses fins. Apesar disso, ainda existe um certo receio em utilizar a impressão 3D no chão de fábrica por conta de materiais de baixo desempenho que acabam ficando nichados a aplicações básicas e desencorajam o uso da manufatura aditiva em aplicações severas.
Por outro lado, existem equipamentos e materiais que podem atender necessidades de chão de fábrica de maneira rápida, assertiva, com alto desempenho e precisão dimensional, como é o caso dos equipamentos da Markforged.
Impressão 3D ideal para ferramentaria
A Markforged é uma empresa norte-americana, com sede em Massachussets, que trouxe ao mercado de impressão 3D fortes diferenciais em relação a materiais e equipamentos de altíssimo desempenho que podem atender demandas do chão de fábrica com rapidez de entrega, reduzir custos, ter flexibilidade nos processos, além do uso altamente intuitivo e com grande aplicabilidade. Dentre os materiais de alto desempenho da marca estão:
- Onyx (nylon 6 + fibra de carbono);
- Onyx FR (Resistente a chamas);
- Onyx ESD (Anti estático);
- VEGA (PEKK + fibra de carbono);
- ULTEM 9085;
- Aços ferramenta: H13, 17-4 PH, Inconel.
Além destes materiais, a Markforged é pioneira na tecnologia FFC, uma inovação que permite a adição de fibras contínuas de carbono, kevlar ou vidro no interior de peças fabricadas em compósitos. Com esse método de adição de materiais, é possível fabricar peças impressas em 3D que tem a capacidade de substituir componentes do chão de fábrica construídos em materiais comuns através de processos tradicionais, como aços 1010, 1020, ligas de alumínio em geral.
E quais são os benefícios?
Isso tudo está totalmente interligado com as demandas de ferramentarias, as quais, em sua grande maioria, tem a função de auxiliar a produção principal de uma fábrica, fornecendo insumos para que se tenha um processo ininterrupto e eficiente. Gabaritos de solda, berços para usinagem, reposição de garras de robô, peças de reposição de máquina, ferramentais, são exemplos de itens que fazem parte do dia a dia de uma ferramentaria.
Tudo isso traz um grande desafio para as indústrias, pois a produção desses itens pode ser inviável quando há uma demanda baixa, visto que sua execução pode demandar longos tempos de setup, ferramentais específicos, operadores dedicados e alto tempo de maquinário dedicado.
Com o uso da tecnologia da Markforged, grandes indústrias têm tido a oportunidade de atender essas demandas sem prejudicar o fluxo de trabalho diário. Através do uso dos compósitos de alto desempenho, é possível fabricar itens para aplicações severas sem prejudicar as altas demandas dos demais equipamentos em uma ferramentaria.
Leia mais:
Case de amplo sucesso com a tecnologia da Markforged
Com o uso da tecnologia da Markforged, grandes indústrias têm tido a oportunidade de atender essas demandas sem prejudicar o fluxo de trabalho diário, como uma ‘ferramentaria compacta’, substituindo diversos processos de usinagem na produção dispositivos, peças de manutenção e ferramentas.
Um ótimo exemplo do uso dessa tecnologia como uma ‘ferramentaria compacta’ vem de uma grande fabricante de eletrodomésticos e condicionadores de ar split no Brasil. A empresa justificou o investimento em um equipamento da Markforged através de um estudo de caso em que era necessário otimizar a reposição de um bico de injeção de PU (Poliuretano).

O item, até então produzido externamente, tinha um custo de R$ 430,00 e um prazo médio de três semanas para entrega.
Ao adotar a tecnologia de impressão 3D da Markforged, a peça passou a ser produzida internamente, por apenas R$ 22,00 e com um lead time de três horas. Além da economia direta, a empresa eliminou a necessidade de estoque e aumentou a flexibilidade da operação e implementação de melhorias.
Com este exemplo, é possível notar que já existem tecnologias de ponta para a manufatura aditiva que podem atender demandas do chão de fábrica de forma rápida, assertiva e com baixo custo. Ter um equipamento de impressão 3D junto à ferramentaria não é sinônimo de substituição de processos ou pessoas, mas sim de evolução dos modos de fabricação.
Este tipo de tecnologia abre portas para novas aplicações e soluções de problemas que antes eram inviáveis por diversos fatores, como alto custo, longos lead time ou até mesmo geometrias desfavoráveis.
A manufatura aditiva industrial não é mais o futuro, ela é o agora! Os maiores players do mercado já utilizam tecnologias como a da Markforged. Mas e você? Já está preparado ou vai ficar para trás?
Impulsione seu chão fábrica com a SKA
Você pode adquirir essa tecnologia Markforged conosco, aqui na SKA. Entre em contato agora para conversar com nossos especialistas e descobrir a melhor forma de implementar essa impressora 3D industrial na sua empresa!
—
Perguntas frequentes
A Markforged é pioneira da tecnologia CFF, onde são utilizadas fibras contínuas como reforço para peças impressas em 3D e também do material de engenharia Onyx – Nylon 6 com fibra de carbono orientada.
Sim, é possível. Graças a tecnologia FFF Metal, você pode fabricar peças em aços ferramenta de maneira simplificada e com baixo tempo de espera.