SKA reúne profissionais no 2º Encontro de WORKNC e impulsiona futuro da manufatura inteligente

Por SKA 26 Nov de 2025
7 min de leitura

Novembro ficará marcado no calendário da indústria como o mês do maior evento voltado ao setor de ferramentaria e matrizaria do país. No dia 8, a SKA realizou a segunda edição do Encontro de WORKNC, atração que já compõe a trilha oficial de eventos da empresa, reunindo mais de 100 clientes e parceiros.

Realizado no Sítio Trentini, em Joinville (SC) – principal polo do segmento no Brasil -, o encontro recebeu profissionais de diversas regiões, que tiveram um dia intenso de compartilhamento de conhecimento, palestras imersivas e insights sobre o avanço da usinagem inteligente.

Confira, abaixo, como foi o maior evento voltado à ferramentarias e matrizarias do Brasil.

Panorama do setor e tendências globais

A abertura do Encontro de WORKNC 2025 ocorreu às 9h30 e foi dividida em diferentes momentos. Inicialmente, o gerente comercial da SKA e idealizador da atração, Maicon Boettcher, e o CEO da SKA, Siegfried Koelln, deram as boas-vindas aos parceiros, clientes e profissionais presentes e conduziram as ações iniciais da atração.

“Quando pensamos na primeira edição do evento, em 2024, nossa ideia era simplesmente reunir as pessoas para confraternizar e trazer um pouco de conhecimento. Neste ano, ampliamos isso. Essa conversa que os nossos parceiros trouxeram entre si é muito valiosa, pois são exemplos reais, do dia a dia, apresentando tecnologias e benefícios que já aplicam em suas empresas”, destacou Boettcher.

Foto do gerente comercial da SKA, Maicon Boettcher, no palco do Encontro de WORKNC 2025
Gerente comercial, Maicon Boettcher

Empresas líderes compartilham aplicações reais do WORKNC na indústria

Para abrir os trabalhos sobre o universo da usinagem de moldes e matrizes, representantes da Fidia, fabricante italiana de máquinas CNC, da Marcopolo e da Volkswagen subiram ao palco para compartilhar ganhos, evolução tecnológica e como o WORKNC vem potencializando seus processos, além das mudanças organizacionais promovidas pelo software.

“Pela forma como o assunto foi abordado, vimos vários exemplos que surpreenderam o público em relação à performance que o produto oferece. Antes, tínhamos uma solução que acreditávamos ser a melhor. Hoje vemos que existem outras, oferecidas pela SKA, que estão superando nossas expectativas”, relatou Valmir Machado Soares, programador de máquinas CNC sênior na Marcopolo.

O analista de processos da Volkswagen, Paulo Breciani, acredita que a tríade pessoas, processos e tecnologias é a solução para o sucesso da indústria.

“Acho muito interessante esse contato com as pessoas e o conhecimento de profissionais que trabalharam em diversas áreas diferentes. De nada adianta vermos tudo apenas na internet, se não temos esse contato direto, a experiência e a troca de informações”, afirmou.

Foto dos represenantes SKA, Marcopolo e Volkswagen no palco do Encontro de WORKNC 2025
Representantes da Marcopolo e Volkswagen no palco do evento

Indústria calçadista mostra ganhos com CAD/CAM e usinagem inteligente

Foto do Head Mould/DIE – HEXAGON na SKA, Roberto Cardoso, e ao lado do supervisor CAD/CAM na Grendene, Vagner Grasseli
Roberto Cardoso (SKA) e Vagner Grasseli (Grendene)

Na sequência, foi a vez da Grendene subir ao palco para demonstrar como tem otimizado sua produção e impulsionado seus processos de moldes por meio das soluções fornecidas pela SKA.

Conforme Vagner Grasseli, supervisor CAD/CAM na Grendene, o WORKNC tem desenvolvido o processo produtivo da sua empresa e fortalecido o ecossistema industrial.

“Foi uma honra representar a Grendene junto à equipe da SKA. É um orgulho enorme trabalhar há tanto tempo em conjunto com o WORKNC, desenvolvendo tecnologia e melhorias de processo. Só tenho a agradecer e recomendar esse excelente software para usinagem de moldes e matrizes.”

Leia mais:

Além disso, nesta etapa do encontro foi apresentado o SKA TOOLKIT for WORKNC, sistema desenvolvido pela SKA para automatizar processos dentro do software voltado à usinagem de moldes e matrizes, conforme as regras de programação da Grendene – primeiro cliente a utilizar a solução.

Segundo Roberto Cardoso, Head Mould/DIE – HEXAGON na SKA, que conduziu os painéis, o sistema pode ser adaptado e desenvolvido para outros clientes que desejam contar com uma ferramenta personalizada.

Quanto ao evento, Cardoso acredita que o encontro fortalece não apenas a ferramentaria e matrizaria, mas todo o ecossistema industrial.

“É muito gratificante olhar para a plateia e ver rostos familiares. Esse evento é vital e importante porque conseguimos reunir todos, nos aproximarmos ainda mais e trazer falas e cases de profissionais que estão imersos na tecnologia e a utilizam diariamente”, frisou.

SKA MES também esteve presente no palco

O SKA MES, conjunto de soluções para monitoramento, controle e otimização da produção, também teve destaque no evento. Através da apresentação de Samuel Robaski, gerente comercial da SKA, os participantes viram na prática como as soluções MES podem integrar e transformar rotinas produtivas de ferramentarias e matrizarias.

Foto do gerente comercial, Samuel Robaski no palco do Encontro de WORKNC 2025
Samuel Robaski, gerente comercial da SKA

Parcerias estratégicas mostram caminhos para alta performance

O terceiro painel foi dividido em duas partes. Primeiro, profissionais da ISCAR, multinacional do segmento de ferramentas de corte e apoiadora do evento, e representantes da GTF, desenvolvedora de soluções em moldes para as indústrias automotiva e de linha branca, apresentaram como o setor tem utilizado o WORKNC para potencializar suas operações.

“O que vimos no evento foi, de fato, a evolução fantástica da solução e de todo o ecossistema. Essa transformação nos convenceu de maneira muito sólida, especialmente no momento da troca de sistema. Outro ponto importante é que a solução também conquistou nosso time, que agora está amplamente engajado e percebeu que o software trará um novo dinamismo ao nosso trabalho. A SKA nos apresentou toda a evolução que o WORKNC terá num futuro próximo, e isso reforça nossa decisão de focar em um sistema que segue se atualizando constantemente”, disse Thiago Hobus de Freitas, diretor da GTF.

Em seguida, LANG Technik, líder global em tecnologia de fixação e automação, e 3R Ferramentaria, especializada em projetos e fabricação de moldes de injeção de termoplásticos, apresentaram juntas um panorama atual do setor, destacando como a ferramentaria pode potencializar diferentes frentes industriais.

“Em 2021, a 3R Ferramentaria sentiu a necessidade de investir em um software mais robusto, que nos trouxesse mais performance e segurança. Por isso, escolhemos o WORKNC. Essa parceria com a SKA tem sido muito positiva, e neste ano adquirimos nossa máquina de 5 eixos; o suporte de vocês tem feito a diferença”, enfatiza Carlos Alexandre Lamin, gerente industrial da 3R Ferramentaria.

Foto do Encontro de WORKNC 2025 com responsáveis e parceiros do evento no palco principal
Representantes e parceiros do evento no palco principal


WORKNC 2025 | Inovação, networking e novos horizontes

Além do networking, o Encontro de WORKNC apresentou novos produtos e ampliou a visão dos participantes sobre inovação e processos produtivos.

“Só teve campeões no palco, clientes que realmente estão se beneficiando das tecnologias e fazendo um trabalho espetacular. As melhores tecnologias nas mãos das melhores pessoas: é assim que a nossa indústria avança. Tenho todo o orgulho do mundo do time SKA, dos nossos parceiros e clientes por construírem essa jornada”, destacou Siegfried Koelln, CEO da SKA.

Na mesma linha, Augusto Mignani, CEO da FIDIA, empresa apoiadora do evento, celebrou a iniciativa:

“Fiquei muito surpreso ao saber que existe um evento como esse aqui em Joinville, no Brasil, e com uma parceria tão forte entre WORKNC (fornecido pela SKA) e FIDIA. Acredito que, de várias formas, são empresas similares que atuam no mesmo mercado. Eu realmente gostei desse evento.”

Foto do CEO da SKA, Siegfried Koelln, e do CEO da FIDIA, Augusto Mignani
Siegfried Koelln (CEO da SKA) e Augusto Mignani (CEO da FIDIA)

Assista ao Encontro de WORKNC 2025: