Como potencializar a programação CNC para corte de chapas na indústria de máquinas e equipamentos 

Por SKA 17 Nov de 2025
6 min de leitura

A indústria metalmecânica, especificamente a de manufatura de máquinas e equipamentos, enfrenta desafios que envolvem desde a gestão da programação CNC para corte de chapas até a entrega do produto no mercado. 

Nesse sentido, a adoção de tecnologias para integrar e tornar mais inteligentes os processos produtivos da sua empresa torna-se uma estratégia vital para manter seu negócio eficiente e competitivo. 

Siga a leitura para conhecer a tecnologia ideal para potencializar o corte de chapas em indústrias fabricantes de máquinas e equipamentos! 

Desafios da indústria atual de máquinas e equipamentos 

Os desafios comuns que a indústria metalmecânica, especificamente a de manufatura de máquinas e equipamentos, enfrenta estão relacionados às áreas de: 

 1. Produção 

  • Falta de planejamento e controle da produção; 
  • Gestão deficiente do estoque de base; 
  • Baixa eficiência de processos. 

2. Financeiro 

  • Custos elevados com energia e insumos metálicos; 
  • Dificuldade em precificações sob encomenda. 

3. Engenharia 

  • Grau elevado de customização; 
  • Integração entre engenharia, produção e comercial; 
  • Falta de digitalização dos processos CAD, CAM e CAE. 

4. Capacitação e mão de obra 

  • Escassez de profissionais qualificados; 
  • Falta de investimento em novas tecnologias (automação, CNC, robótica, etc). 

5. Tecnologia 

  • Processos manuais que travam ou resultam em falhas processuais; 
  • Falta de integração de dados entre ERP, PCP e máquinas; 
  • Problemas com cibersegurança industrial. 

Lantek é solução inteligente para integrar digitalmente os setores de engenharia e chão de fábrica 

Lantek, fornecido pela SKA, é a solução ideal para garantir automação e integração entre os setores de engenharia e manufatura de forma digital.  

Ele possibilita que as etapas de corte e dobra de chapas metálicas sejam mais eficientes, colaborando também com a redução de desperdícios de material e custos. 

Com ele você tem o controle da produção literalmente na palma da mão, saindo da chamada “manufatura no escuro” e otimizando desde operações mais simples até os ambientes industriais mais exigentes. 

Saiba mais sobre as soluções Lantek 

As soluções Lantek permitem um cenário de programação integrado e multiplataforma, contribuindo tanto para a automação dos processos quanto para uma gestão mais eficiente.  

O processo tem início no ERP, com a geração das ordens de produção que se comunicam automaticamente com as plataformas de integração do Lantek.  

Assim que elas são emitidas, o sistema recebe não apenas as ordens, mas também as entradas de matéria-prima (chapas metálicas, tubos e perfis), mantendo o inventário sempre alinhado

Essas informações são exibidas de forma virtual, permitindo um planejamento prévio da produção, com análise da necessidade de material e da ocupação das máquinas em cada período. 

Figura 1 – Recebimento e planejamento de programação Lantek Manager

Após a programação e emissão dos planos de corte para o chão de fábrica, o Lantek devolve os dados ao ERP, informando detalhes como consumo de matéria-prima, aproveitamento, sobras e sucata.  

Figura 2 – Análise prévia de produção

Essas informações são automaticamente registradas no sistema de gestão, atualizando inventário, baixas de ordens e outros indicadores — tudo de forma personalizada conforme o processo de cada empresa. 

Essa integração pode ser potencializada com sistemas MES, ampliando o controle desde o planejamento até a execução, permitindo rastrear quando e como a produção foi realizada, além de fornecer indicadores de desempenho detalhados. 

Com isso, o PCP ganha mais visibilidade e controle, recebendo dados atualizados tanto do ERP quanto do Lantek. 

Figura 3 – Cards (KANBAN) de planejamentos de planos de corte SYNECO
Figura 4 – Análise de ocupação dos setores em produção
Figura 5 – Visualização planificada de planejamento e ocupação

Lantek e MES: soluções inteligentes para digitalizar e integrar processos produtivos 

Além das integrações bidirecionais com sistemas ERP e MES, o Lantek também possui as possibilidades de integração com os setores comerciais da empresa, como os de orçamentos e vendas, via Lantek Integra.  

Outro diferencial é o Lantek Inventory, que aprimora o controle de estoque ao registrar entradas e saídas de matéria-prima, produtos em estoque, notas fiscais e rastreabilidade de lotes.  

Isso garante visão total do inventário e facilita o planejamento de compras e abastecimento. 

Identificou oportunidades de melhoria na sua empresa que poderiam ser solucionadas com o Lantek? 

Entre em contato conosco e vamos juntos encontrar as melhores soluções para potencializar seus processos de manufatura de máquinas e equipamentos! 

*Texto original escrito por William de Souza Lemos, Engenheiro de Aplicações na SKA, e adaptado por Laís Mello Pontim, Jornalista na SKA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *