Cuidados que você deve ter com a licença do software EDGECAM

Se a sua dúvida é entender como utilizar da melhor forma a licença do software EDGECAM, este artigo é para você!
Considerando que o licenciamento é o core de um software, é ele quem determina a quais módulos e recursos dos produtos o usuário terá acesso, por exemplo. Afinal, um software sem licenciamento, é um software parado.
Se o programa é responsável por automatizar os processos produtivos da sua empresa, qualquer falha ou atraso no processo pode acarretar perdas significativas de tempo e dinheiro, não é mesmo?
Sendo assim, listamos uma série de cuidados que devem ser seguidos para você conseguir aplicar e explorar ao máximo o software EDGECAM na sua fábrica.
Siga a leitura e confira!
Principais cuidados com a licença do software EDGECAM
Siga os cuidados abaixo e garanta que a sua licença EDGECAM funcione integralmente, mesmo que sejam necessárias alterações de ambiente ou processos. Confira!
Tipos de licenciamento
O EDGECAM possui dois tipos comuns de licenciamento, o “Local (Standalone)” e o “Em Rede (Network)”.
Ambos os formatos de licença são virtuais, ou seja, consistem em conjuntos numéricos exclusivos, que no momento de sua ativação registram uma série de informações do computador onde está sendo ativada a licença.
Eles carregam esses dados para o servidor da empresa usuária, que devolve uma informação chamada lock code.
Esse processo é a soma dos dados informados para que a chave virtual crie uma linha exclusiva e rastreável para o cliente EDGECAM.
Obs: Essas informações trocadas e cadastradas são recursos comuns e usuais em licenciamentos dessa natureza, se tratando de ações totalmente sigilosas e legais. Se precisar saber mais, procure o time de suporte HEXAGON da SKA. Licenças com chave – as chaves USB (dongles) – não são mais disponíveis para novas instalações.
Licença Standalone
Primeiramente, para ativá-la é necessário ter acesso à internet no computador. Para novas instalações em um computador que será licenciado pela primeira vez, o “Gerenciador de Licença” guiará o processo de licenciamento e cadastro de dados, tornando o software funcional e gerando exclusividade.
Além disso, é importante destacar que você só poderá instalar a licença standalone do software EDGECAM, depois que ele for instalado em seu computador.
Nesta fase de uso, é de extrema importância que o computador onde a licença estiver ativa não sofra nenhum tipo de alteração ou formatação das configurações de hardware e alguns softwares, pelo fato de que essas informações foram responsáveis pela criação do lock code, lembra?
A alteração dessas informações pode bloquear a licença do produto. Novamente, caso você tenha mais dúvidas quanto às boas práticas, o Suporte HEXAGON da SKA pode lhe fornecer uma lista com essas informações.
Abaixo, confira uma lista de termos chave para esse momento de configuração do software:
- CLS: é o nome do sistema de licenciamento;
- Severcode: consiste em um número de 24 dígitos exclusivo para cada configuração de licença. Ele é inserido no gerenciador de licenças CLS e na página da web de ativação manual da licença ao ativar e/ou gerar uma nova licença. Serial de ativação (Severcode) de exemplo: 1234-5678-2345-6789-3456-7890;
- Lock code: uma string (termo usado para referenciar uma variável de texto no livre em lógica de programação) alfanumérica de 16 dígitos que é exclusiva para cada PC e chave de hardware. Exemplo de código de bloqueio (lock code) para uma licença virtual: 14- * 1FUN4RT8CXRDBCA;
- Lock selector: um conjunto de caracteres exibidos antes do caractere ‘*’ do código de bloqueio. Os tipos de seletor de bloqueio são:
14 – Licenças sem chave (Keyless licenses.);
80 – Chaves USB de ID de computador (Computer ID USB keys.);
100 – Chaves de hardware (sem suporte) (USB) (Legacy hardware (USB) keys).
- Arquivo de licença: um arquivo de texto que contém os detalhes da licença para um computador ou servidor específico. O nome do arquivo de licença é o código do servidor com uma extensão de arquivo .clss para licenças independentes e .clsn para licenças de rede. Exemplo de nome de arquivo de licença independente: 1234-5678-2345-6789-3456-7890.clss. Obs: arquivos de licença mais antigos podem ter a extensão de arquivo .one;
- Código de recuperação (Recovery Code): um código exclusivo que permite que um arquivo de licença sem chave existente seja usado se o código de bloqueio do PC for alterado após a formatação do disco rígido;
- Validade de manutenção: é a data em que o contrato de manutenção atual irá expirar. As versões de software emitidas antes da expiração da manutenção podem ser executadas, mas o acesso às versões emitidas após a expiração da manutenção será negado. A data de validade da manutenção é atualizada, normalmente conforme acordo comercial (para detalhes, consultar o representante de sua região), quando o contrato de manutenção é renovado.
Datas de expiração para novas versões e manutenções
A licença do software EDGECAM tem uma data de expiração de versão e também de manutenção. Entenda, abaixo, a diferença de cada uma, bem como uma explicação sobre casos de revogação. Confira!
- Versão: versão específica do produto que pode ser executada com a licença atual instalada;
- Expiração de manutenção: data em que o contrato de manutenção atual irá expirar. As versões de software emitidas antes da expiração da manutenção podem ser executadas, mas o acesso às versões emitidas após a expiração da manutenção será negado;
- Vencimento da licença: data em que a licença expirará e o acesso ao software cessará. Quando a expiração da manutenção é renovada, a expiração da licença é atualizada;
- Revogação de licença: a revogação de licença permite que as licenças do produto sejam removidas permanentemente de um Computador Servidor ou Computador Autônomo, para que possam ser instaladas em outro. Normalmente, esse processo é usado ao desativar um Computador Servidor ou mover algumas ou todas as licenças para um novo em um local diferente.
Observações adicionais:
- O License Manager não lista o servidor de licenças de rede. Depois de usar a opção “Pesquisar Rede do Menu Servidor no Gerenciador de licenças, o servidor de licença de rede ao qual deseja se conectar não está listado;
- Verifique se a porta UDP 5093 (reservada pelo Sentinel RMS) não está bloqueada pelo seu roteador de rede;
- Caso o seu computador não conseguir acessar o servidor HEXAGON para atualizações de licença e software, revise se o seu PC tem acesso restrito à Internet ou se existe algum bloqueio no acesso aos servidores da HEXAGON. Se você tiver uma configuração de servidor proxy, poderá configurá-la para permitir acesso aos servidores HEXAGON usando o menu “Ferramentas” > opção “Configuração de proxy da Internet” no “Gerenciador de licenças”.
Configurando um servidor proxy
Os servidores proxy podem ser implementados em seu site para restringir os sites e serviços online que são disponibilizados para os PCs em rede.
O acesso à Internet é exigido pelo CLS para o download de arquivos de licença, revogação de licença independente e notificações do cliente. Se uma configuração de servidor proxy estiver em vigor, o acesso pode ser restrito e o CLS pode não conseguir se comunicar com o seu PC.
Se o seu PC pode se conectar à Internet, mas não pode se comunicar com nossos servidores porque um servidor proxy está instalado, você pode usar o menu Ferramentas ► comando Configurações do servidor proxy para configurar o acesso.
Você pode precisar da ajuda de seu departamento de TI para fornecer as informações necessárias para configurar o servidor proxy.
SKA é referência no fornecimento de soluções HEXAGON no Brasil
A SKA conta com uma equipe especializada e experiente no fornecimento de soluções HEXAGON às indústrias de todo o Brasil. Conte conosco para atingir a eficiência máxima de seus processos produtivos, conectando pessoas, processos e tecnologias.
Esse conteúdo foi útil para você? Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao uso da licença do seu software EDGAM, contate o suporte da SKA.
Quer saber mais sobre o EDGECAM? Assista à nossa playlist sobre as novidades da versão 2025.01 do software e veja como explorar ainda mais essa solução na sua fábrica!
*Texto original escrito por Rodrigo Machado, Head de Operações de Suporte e Atendimento ao Cliente na SKA, e adaptado por Laís Mello Pontim, Jornalista na SKA.
Deixe um comentário