Como o Lantek trabalha com diversos tipos de materiais e espessuras de chapas metálicas?

Nos processos de corte, cada etapa deve ser planejada com atenção para garantir eficiência, precisão e qualidade. E isso abrange desde a escolha da melhor técnica de corte, até o aproveitamento inteligente da matéria-prima e o cuidado com a espessura da chapa metálica a ser trabalhada.
Tudo deve ser considerado a fim de otimizar a produção e atender aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado industrial.
A comunicação entre os setores e a integração entre os postos de trabalho são fundamentais para que o fluxo produtivo ocorra sem falhas.
Por isso, os programadores desempenham um papel estratégico no acompanhamento diário das operações, garantindo que cada peça seja produzida corretamente e com excelência.
Confira no vídeo abaixo, no terceiro episódio da série Lantek 360º, como o Lantek pode facilitar a programação de cortes nesse contexto!
Lantek Expert: solução que otimiza a programação de corte, independente da espessura da chapa metálica
Um dos principais desafios enfrentados na programação do corte de chapas metálicas, estão:
· Programação de inúmeros materiais e espessuras de chapas metálicas diferentes;
· Programação de inúmeros processos de corte diferentes;
· Escolha do tipo de velocidade do corte a ser aplicado em determinados contornos;
· Escolha do tipo de tecnologia a ser aplicada. Nesses casos, o Lantek Expert torna a administração e o gerenciamento de processos mais fácil e flexível, de acordo com a necessidade da sua fábrica.
Como funciona a gestão de inúmeros processos e diferentes espessuras de chapas no Lantek?
Com o Lantek, você ganha agilidade e controle ao programar diferentes materiais, espessuras de chapas e processos de corte em um único ambiente.
A solução reconhece automaticamente as especificações de cada produto, graças ao seu sistema inteligente de cadastro, reduzindo erros e otimizando a produção.
Ao lidar com diversos tipos de materiais, o Lantek organiza automaticamente os dados em pastas específicas, de acordo com o processo e características cadastradas.
Isso torna a gestão muito mais simples, intuitiva e eficiente, sendo ideal para quem busca produtividade com precisão.
Como aplicar o corte mais adequado em diferentes tipos de espessura de chapas metálicas?
Além de organizar seus processos internamente, o Lantek trata cada tipo de material e espessura de chapa metálica conforme suas especificações, aplicando automaticamente as tecnologias ideais para cada caso.
Isso permite uma padronização de corte mais eficiente e acelera significativamente a programação.
A flexibilidade e a padronização do sistema estão na aplicação inteligente de tecnologias: desde o uso automático de tabelas até a definição de estratégias de corte, velocidades e qualidades específicas. Tudo é adaptado conforme o material, espessura e o tamanho dos contornos.
Com isso, o corte automático se torna mais preciso, prático e produtivo, reduzindo o esforço manual e aumentando a eficiência operacional.

Além de realizar essa gestão de aplicação de tecnologias de corte sobre cada tipo de contorno de acordo com seu tamanho, o Lantek também faz todo o gerenciamento de processo e viabilidade.
É importante frisar que o sistema em si identifica automaticamente os limites de qualidade de corte, definindo os limites que sua máquina pode atender em relação ao tamanho de furações.
O tratamento para contornos pequenos, aquele abaixo do limite que você estipula que sua máquina atende, pode ser realizado em aplicações de não corte (ignorar contorno) ou marcando-o.
Ou seja, ele pode realizar uma instrução de marcação sobre aquele contorno com o seu tamanho em formato real, ou substituir essa marcação por uma sinalização em cruz ou em círculo, do qual o usuário pode definir o seu tamanho para marcar o centro daquela furação.
Por que isso é importante? Pois além de identificar esses contornos eliminando problemas na produção preventivamente, as peças já são encaminhadas para o processo posterior com a orientação correta conforme projeto.
Chapas metálicas: Como o Lantek trabalha de forma assertiva cada processo?
Essas padronizações e automações citadas, além de trazer uma maior qualidade e controle aperfeiçoado ao corte, andam lado a lado com os índices de estimativas de tempo de processo.
Para que você entenda melhor, esse sistema indica para a máquina qual tecnologia de corte e velocidade será aplicada, alinhando os indicadores de forma coerente com o tempo planejado versus tempo executado.
LEIA MAIS:
Qual é a tecnologia ideal para o corte de chapas?
SKA é referência no fornecimento de soluções Lantek no Brasil
O Lantek é uma solução completa que oferece ao usuário desde o controle e gestão de processo até a gestão de custos.
Além disso, da mesma forma como são tratadas as aplicações e estratégias de corte por material e espessura de chapa metálica, há também o gerenciamento de custo no mesmo formato, facilitando assim a leitura de processo e a estimativa para cada situação. Confira no vídeo abaixo, os ganhos que a Casale – Indústria de máquinas e equipamentos agropecuários está obtendo com o Lantek, SOLIDWORKS e apoio consultivo da SKA:
Fale com um de nossos especialistas para implantar o Lantek nos seus processos e juntos tornarmos a sua fábrica mais inteligente!
*Texto original escrito por William Lemos, Engenheiro de Aplicações na SKA e adaptado por Laís Mello Pontim, Jornalista na SKA.