WORKNC 2025.1: Nova versão simplifica a criação de estratégias de usinagem

A indústria de moldes, ferramentas e matrizes exige cada vez mais precisão, agilidade e inteligência na programação. E é exatamente com esse foco que o WORKNC 2025.1 chega ao mercado. A nova versão consolida a nova interface de parâmetros, trazendo melhorias que simplificam a criação de estratégias de usinagem, garantindo mais rapidez e controle ao programador.
Confira, abaixo, as quatro principais melhorias do software CAM e fique por dentro da aguardada atualização!
Nova interface da janela de parâmetros das estratégias
Na versão 2025.1, vemos a consolidação da nova janela de parâmetros das estratégias. Agora, as principais estratégias 3 eixos contam com um novo visual, tornando cada vez menos necessário o acesso a interface antiga. Além da migração das principais estratégias, a nova interface também conta com melhorias que envolvem a reformulação da barra de ferramentas e a identificação mais clara de parâmetros inválidos.
Essas melhorias fortalecem a proposta de tornar o software cada vez mais prático e intuitivo para o programador.

Nova função de limites máximo e mínimo em Z para as estratégias 3 eixos
No WORKNC 2025.1, os parâmetros de Plano de Usinagem foram substituídos pelo limite Z. Essa mudança tem como objetivo:
- Facilitar a definição Z máximo e do Z mínimo dos percursos 3 eixos;
- Evitar o uso do Passo Z variável para definir limites em Z;
- Tornar o processo mais direto e intuitivo, simplificando o processo de programação.

Novo método de corte concêntrico para o desbaste/redesbaste global
A estratégia Desbaste/Redesbaste Global agora conta com um novo método de corte: o método Concêntrico. Desenvolvido para limitar a largura de corte da ferramenta e reduzir o esforço da máquina durante a usinagem, esse método oferece maior estabilidade e segurança no processo.
Além disso, conta com melhorias na otimização dos pontos de ligação da trajetória, reduzindo o tempo de usinagem e garantindo percursos mais eficientes. O método é compatível com qualquer tipo de fresa e é indicado para todo os materiais, inclusive os mais duros. Como a largura do corte é controlada, a vida útil da ferramenta também é ampliada.

Leia mais:
- Ribeiro Ferramentaria reduz em 30% o tempo de desbaste com uso do WORKNC
- Usinagem: A produção planejada em tempo real
WORKNC 2025.1 melhora as entradas e ligações no Acabamento Global
O Acabamento Global também ganhou melhorias, tanto no modo Paralelo quanto no modo Por Nível.
No modo Paralelo, as entradas e ligações da estratégia foram aprimoradas para gerarem trajetórias mais otimizadas e inteligentes, encurtando os arcos e fazendo links diretos entre os passes.
Retrações na versão anterior:

Retrações na versão 2025.1:

Arcos na versão anterior:

Arcos na versão 2025.1:

Já no modo por nível, as entradas da estratégia foram aprimoradas, se tornando mais suaves. Isso garante um raio de arco completo na entrada, se possível, e reduzindo o raio do arco ou realizando uma entrada em rampa, caso não seja possível.
Versão anterior:

Versão 2025.1:

Saiba mais sobre o WORKNC 2025.1
Há mais de 35 anos atuando com inovações que impulsionam a indústria brasileira, a SKA é referência na América Latina como provedora das soluções de usinagem HEXAGON. Quer saber mais sobre as novidades do WORKNC, do EDGECAM e do ALPHACAM? Então acesse nossa playlist no YouTube e confira mais detalhes. Ficou com alguma dúvida? Fale com nossos especialistas!
—
Perguntas frequentes
O que é WORKNC?
O WORKNC é um software CAM (Computer-Aided Manufacturing) especializado na programação de máquinas CNC, com foco em usinagem de geometrias complexas. Ele é amplamente utilizado na indústria de ferramentas, moldes e matrizes, além de setores como automotivo, aeronáutico e médico, onde a precisão e a qualidade de acabamento são fundamentais.
Quais são os principais benefícios que ele oferece?
O WORKNC é conhecido por reduzir o tempo de usinagem, realizar o melhor aproveitamento de ferramentas, garantir precisão dimensional, gerar uma programação mais rápida e segura e, claro, realizar a usinagem específica para 3 e 5 eixos.
Deixe um comentário