Estampo progressivo e os desafios da indústria moderna

Por SKA 12 Nov de 2025
6 min de leitura

Há muito tempo que projetos de estampo progressivo chamam a atenção de empresas fornecedoras de tecnologias.

A questão principal, nesse cenário, é: como otimizar o desenvolvimento do projeto de uma ferramenta de conformação, considerando que esse é um nicho tão específico?

Compreender o comportamento prático dos materiais em sua conformação é algo essencial na indústria. Mas, muitas vezes, somente a literatura e os conceitos técnicos não atendem toda a demanda necessária para vencer os desafios diários. Nesse contexto, o capital humano se torna cada vez mais valioso.

Siga a leitura para saber mais sobre estampo progressivo e conhecer uma tecnologia eficiente para executar o processo!

Processo de estampo progressivo

O que é estampo progressivo e qual sua importância na indústria?

Estampo progressivo é uma ferramenta de conformação utilizada para moldar e produzir peças através de processos de corte, dobra e conformação sucessivas.

Trata-se de uma ferramenta de trabalho que transforma materiais chapas metálicas em produtos finais com geometrias específicas, seguindo etapas progressivas de transformação.

O estampo progressivo opera através de múltiplos estágios de conformação, onde a peça avança progressivamente pela ferramenta, sofrendo transformações em cada etapa.

Esse processo envolve análises cuidadosas de conformação de materiais, considerando aspectos como variação de espessura, pressão necessária e comportamento prático dos materiais durante a transformação.

O uso de ferramentas de projeto, sejam elas 2D ou 3D sem as funções de estampo progressivo, pode dobrar o tempo de entrega de um projeto. E isso é algo que ninguém deseja, não é mesmo?

Por isso, cada vez mais, soluções verticais de aplicação vêm ganhando força no mercado por sua liberdade no desenvolvimento e pela qualidade dos seus resultados.

VISI Progress: conheça solução especializada em estampo progressivo

O VISI Progress é um módulo especializado do software VISI, fornecido pela SKA no Brasil, voltado para o projeto de estampo progressivo e aplicações em ferramentaria.

Ele permite a criação automatizada de layouts de tiras, análise da melhor disposição das peças, cálculo de aproveitamento de material e identificação de pontos críticos ainda no estudo do produto.

O VISI Progress conta com uma biblioteca de componentes padrão de mercado, que facilita a escolha de soluções técnicas e acelera a montagem dos projetos.

Com ele você ganha agilidade e segurança para integrar seu projeto CAD com a manufatura, criando um fluxo dinâmico que reduz erros e retrabalho.

Empresas como a Consulfer relataram otimizaçõ30es de até 40% nos projetos de estampo progressivo, além de uma redução de 30 a 40% nos ajustes de try-out das ferramentas, devido à capacidade de simulação e análise preditiva do software.

4 recursos do VISI Progress que otimizam o processo de estampo progressivo

Conheça, abaixo, uma lista com recursos estratégicos do VISI Progress que visam a otimização de seu projeto de estampo progressivo.

1 – Blank

Toda ferramenta de estampo progressivo é projetada com base no blank. Ou seja, fazer esse cálculo é muito importante!

Muitas empresas têm como base o blank também para fazer um orçamento correto para o seu cliente.

Sua empresa não tem o recurso, mas projeta a ferramenta mesmo assim? Esse é um sinal de que o custo, o prazo de entrega e algumas outras questões podem estar fora do padrão que se destaca no mercado! Fique atento.

2 – Layout de tiras

Esse detalhe pode afetar, principalmente, o valor final da ferramenta e até mesmo o seu custo de produção. Aqui, o engenheiro investe a sua moeda mais valiosa (seu tempo) sem preocupações.

Ou seja, é compensatório demandar algum tempo nesta etapa para ter a certeza de que, lá na frente, o custo do projeto será bem dimensionado.

3 – Validação do estampo

Uma das formas de validar o processo está na simulação do repuxo que deverá mostrar principalmente a variação da espessura e pontos críticos necessária da conformação.

Nessa etapa, o profissional tem o poder de compreender se, por exemplo, a variação de espessura não compromete a parte estrutural do produto.

4 – Engenharia híbrida

Sempre que possível, utilize ferramentas que permitam trabalhar com superfícies, mas também sólidos. O ganho de tempo que você vai passar a ter com o uso desse sistema é inacreditável!

O futuro da ferramentaria é híbrido

O estampo progressivo, aliado à engenharia híbrida e à geração automatizada de layouts de tiras, representa muito mais que uma evolução tecnológica, mas uma transformação fundamental no modo de pensar e executar projetos de ferramentaria.

A questão não é mais só implementar essas soluções, mas entender quando e como fazer essa transição de forma estratégica e eficiente.

A experiência acumulada pelos profissionais da área continua sendo valiosa, mas agora deve ser potencializada por ferramentas que amplificam a capacidade de análise, reduzem erros e aceleram o desenvolvimento.

O futuro da ferramentaria é híbrido: combinando expertise humana com inteligência artificial, processos tradicionais com manufatura digital, e experiência prática com simulação virtual.

Se você possui uma empresa de ferramentaria ou matrizaria e busca excelência operacional e competitividade sustentável, o momento de agir é agora!

As tecnologias estão maduras, os cases de sucesso são evidentes e o mercado está recompensando quem investe em inovação tecnológica e capacitação contínua.

Ficou interessado em implementar a solução VISI na sua empresa e otimizar seus processos de estampo progressivo? Fale com um de nossos especialistas!

*Texto escrito por Laís Mello Pontim, jornalista na SKA, em colaboração com Charles Pacheco e Douglas Tavares Moraes, Especialistas em Soluções HEXAGON na SKA.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *