Simulação de fluidos é solução para evitar efeito slosh e acidentes com veículos de cargas

Por SKA 4 Set de 2025
5 min de leitura

Você sabia que entender o comportamento dos fluidos em tanques, além de ser uma questão de segurança pública e ambiental é também um fator econômico e estratégico para as empresas do setor?

Nesse contexto, a simulação de fluidos é um processo essencial para garantir êxito no transporte de cargas perigosas, permitindo também a visualização antecipada de cenários de risco, sem a necessidade de gastos com testes físicos caros e demorados.

Siga a leitura para saber mais!

O desafio de transportar fluidos em tanques

Transportar grandes volumes de líquidos em tanques é uma tarefa que vai muito além do que apenas carregar e descarregar. Quando um caminhão-tanque ou vagão ferroviário está em movimento, a massa de fluido dentro dele reage às acelerações, frenagens e curvas.

Esse comportamento pode gerar instabilidadese afetar tanto a segurança do condutor quanto a conformidade legal da estrutura do tanque e do veículo.

A movimentação interna do fluido pode aumentar o tempo de resposta do veículo, causar desgastes acelerados e, em situações extremas, levar a tombamentos ou derramamentos.

Esse risco não é apenas uma preocupação de engenharia, mas também de segurança pública e ambiental, visto que muitos dos produtos transportados são inflamáveis ou tóxicos.

Além disso, a instabilidade aumentada obriga motoristas a dirigir em velocidades menores, reduzindo a produtividade da frota e tornando o transporte menos eficiente.

Slosh dynamics: a dinâmica de fluídos em reservatórios

Um dos fenômenos mais relevantes nesse contexto é o chamado efeito Slosh, que descreve o movimento oscilatório do líquido dentro do tanque.

Quando o veículo acelera ou freia, a inércia faz com que o fluido continue em movimento, gerando ondas internas que se chocam contra as paredes do tanque.

Essa transferência de energia pode criar impactos repetitivos e forças adicionais sobre a estrutura. Estudos e casos de acidentes mostram que, em situações de freada brusca, o Slosh pode multiplicar o efeito da carga, sobrecarregando tanto a suspensão quanto os pneus.

ilustração de um caminhão tombando, mostrando a simulação dos fluidos em movimento
Figura 1 – Exemplo de efeito Slosh em caminhão-tanque | Fonte: Adaptado do site Guia do TRC

Slosh dynamics é o termo usado para avaliar o comportamento de fluidos dentro de recipientes, ou seja, o fenômeno de escoamento dos líquidos dentro dos tanques.

Esse tipo de física, do ponto de vista analítico e experimental, consiste em um problema complexo, caro e oneroso de ser resolvido.

O papel das chicanas na segurança

Para reduzir o efeito slosh, uma solução amplamente utilizada é a instalação de chicanas dentro dos tanques. Essas divisórias internas, com aberturas calculadas, permitem reduzir a energia das ondas do fluido, controlando sua velocidade de deslocamento e limitando o impacto contra as paredes do reservatório.

Dessa forma, o tanque consegue dissipar parte das forças antes que elas alcancem as extremidades.

Entretanto, o uso de chicanas também apresenta desafios. Elas aumentam o peso estrutural do tanque e podem dificultar operações de limpeza e manutenção.

Em tanques destinados a alimentos, como leite, ou produtos químicos, essa questão higiênica é ainda mais relevante.

Por isso, o dimensionamento e a escolha do tipo de chicana devem ser otimizados para equilibrar segurança, custo e praticidade e o seu uso não é aplicável para qualquer situação.

Software SIMULIA XFlow é solução para simulação de fluidos e análise de efeito slosh

Ferramentas de simulação disponibilizadas pela SKA como o SIMULIA XFlow têm revolucionado a forma de estudar esses fenômenos.

Com base na dinâmica de fluidos computacional (CFD), essa solução robusta atua na resolução de problemas denominados free surface, sendo capaz de reproduzir o comportamento dos fluidos dentro de tanques em condições de operação variadas com precisão.

Isso permite antecipar cenários de risco e avaliar o impacto do uso (ou não) de diferentes projetos de chicanas, geometrias de tanque ou modos de condução.

ilustração de caminhão transportando fluidos
ilustração da lateral de um caminhão de transporte de cargas perigosas
simulação de efeito slosh
simulação de slosh no SIMULIA XFlow

Imagens geradas pelo time de simulação da SKA.

Veja no vídeo abaixo como é simples executar uma simulação de superfície livre dentro do SIMULIA XFlow.

Para este exemplo, foi utilizado um estudo a respeito de um tanque bitrem parcialmente cheio (50%) em duas configurações: com e sem chicana.

Com o software é possível verificar como extrair importantes respostas do estudo de forma rápida, com o objetivo de identificar o processo ideal para resolver o problema.

No vídeo, é possível observar que ao inserir estruturas de chicanas, que evitam o deslocamento livre do líquido que está dentro do tanque, há uma estabilização do material de forma mais rápida, reduzindo consideravelmente os efeitos indesejados da movimentação.

A grande vantagem do SIMULIA XFlow está em reduzir a necessidade de testes físicos caros e demorados, ao mesmo tempo em que gera resultados detalhados e confiáveis.

Dessa forma, engenheiros e gestores de transporte conseguem tomar decisões mais seguras e eficientes, elevando o nível de confiabilidade das operações e prevenindo acidentes que poderiam ter graves impactos humanos, ambientais e econômicos.

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*Texto original escrito por Henrique Ramirez Mença, Analista de Engenharia CAE na SKA, Gabriel Knob Caetano, Engenheiro de Aplicações na SKA, e adaptado por Laís Mello PontimJornalista na SKA.