SOLIDWORKS Simulation

Sobre o curso

Capacitar o participante a utilizar o SOLIDWORKS Simulation para validar projetos em condições de aplicação por meio do método de análise de elementos finitos.

Carga horária

24 horas

Público alvo

Usuários intermediários, sejam eles: engenheiros, projetistas, desenhistas, técnicos ou demais profissionais da área metalmecânica.

Pré-requisitos

Aluno: Ter experiência em desenvolvimento de projetos mecânicos com o SOLIDWORKS e ter realizado treinamento SOLIDWORKS Nível II.

Computador: Requisitos do sistema conforme recomendado pelo fabricante: https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

É NECESSÁRIO QUE O ALUNO POSSUA O SOFTWARE SOLIDWORKS SIMULATION INSTALADO NA MÁQUINA PARA REALIZAR AS ATIVIDADES, NÃO SERÁ FORNECIDA LICENÇA ESTUDANTIL

Conteúdo programático

Introdução à análise de elementos finitos

Princípios e conceitos, divergências de modelos CAD e CAE, condições de contornos, características dos elementos finitos, tipos de elementos.

Iniciando uma análise

Estágios do processo de uma análise estática, descrição do estudo, redução de detalhes dos componentes, propriedades físicas, estabilidades, cargas, cópias de estudos, configurações do SOLIDWORKS Simulation.

Geração de malhas sólidas

Opções de geração de malha sólida, interpretação e comparação de resultados, controles e ajustes de malha, entender compatibilidade de malha entre componentes, convergência de malha em diferentes métodos.

Tipos de malhas 

Comparação entre tipos de malhas, malhas de casca, trabalho com malhas mistas, malha para vigas, interpretação de pós-processamento com distintos tipos de malhas.

Análise de montagens

Interações entre componentes, inserção de conectores virtuais, simplificação de informações, análise de montagens simétricas, considerações térmicas.

Aprimorando análises

Estudo de projetos com múltiplas cargas e modificação de geometria, interpretação de pequenos e grandes deslocamentos.

O que vou aprender

Este curso é ideal para quem deseja dimensionar peças e montagens com o objetivo de garantir a melhor resistência ou o melhor custo-benéfico. A análise estrutural do SOLIDWORKS Simulation permite uma visão muito ampla do comportamento do projeto quanto às solicitações no campo das tensões. O aluno aprenderá também métodos de discretização com diferentes tipos de malhas em uma abordagem muito simples e prática, além de uma visão completa dos métodos de conexão entre as peças e simplificações de estudos.

Política de cancelamento

Em caso do não fechamento de turma, o aluno poderá optar por realizar o treinamento em uma próxima turma pré-agendada, mesmo que seja em dias e horários diferentes do contratado ou optar pelo estorno do dinheiro.

Caso o aluno opte pelo estorno do dinheiro, o mesmo será feito nas seguintes condições:

Se o pagamento foi efetuado completamente (seja à vista ou parcelado), o valor será estornado integralmente por transferência bancária ou depósito.

Se o pagamento foi realizado parcialmente, o valor já pago será estornado e a compra será cancelada, inibindo as parcelas futuras.

Formação de turmas

Para as modalidades online e presencial, as turmas serão iniciadas com, no mínimo, 5 participantes e a SKA se reserva no direito de transferir a turma caso não atinja o número mínimo de alunos. Todos os alunos matriculados serão previamente informados.

As turmas podem ser adiadas por até duas vezes, mantendo sempre os mesmos dias da semana e horários.

Modalidade Tabs