SOLIDWORKS Nível I

Sobre o curso

Capacitar o participante a utilizar o SOLIDWORKS para construção de modelos paramétricos de peças e montagens e elaboração de detalhamentos 2D com enfoque nas habilidades e conceitos fundamentais do software. 

Carga horária

40 horas

Público alvo

Usuários iniciantes, sejam eles: engenheiros, projetistas, desenhistas, técnicos, designers ou demais profissionais da área metalmecânica.

Pré-requisitos

Aluno: Estar familiarizado com sistema operacional Windows e ter conhecimentos básicos em desenho técnico.

Computador: Requisitos do sistema conforme recomendado pelo fabricante: https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

Conteúdo programático

Começando

Interface básica, entendendo modelamento em 3D, discussão de modelagem correta.

Esboço

Inserindo perfil da peça através de esboços 2D, criação de entidades de esboço paramétricas e dimensionadas.

Peças 3D

Escolhendo perfil e melhor plano primário, intenção de projeto, desenvolvendo modelos prismáticos e cilíndricos, aplicação de furos padronizados, criando modelos de espessura fina com reforço, recursos de repetição e componentes seriados equacionados, aprendendo a corrigir erros de modelamento, editando e modificando projetos.

Montagens

Inserindo componentes, entendendo graus de liberdade, adicionando interações entre componentes, estruturando projetos com subníveis, empacotando e enviando projetos, verificando condições físicas do projeto, explodindo componentes e visualizando propriedades de massa.

Detalhamentos 2D

• Entendendo utilização de templates, inserindo vistas ortogonais e tridimensionais de peças e montagens, aplicando dimensões e anotações, entendendo aplicação de propriedades personalizadas, criação de lista de materiais e balões de identificação e inserindo informações adicionais de projeto. 

Simulações

Compreendendo aplicação de simulações, introduzindo análise de tensão, estudando um produto, calculando força máxima, interpretando resultados e gerando relatório da análise.

O que vou aprender

Neste curso, você aprenderá os comandos básicos para criação de peças, montagens, detalhamentos 2D e simulações. Em peças, aprenderá os principais comandos de esboço, como utilizar os planos, as formas geométricas e como transformar um esboço 2D em peças 3D, com os recursos de peças. Para montagens, será ensinado a criação de conjuntos através de posicionamentos padrão de montagem, para que haja movimentos e restrições quando necessários, e como explodir a montagem. Em desenhos 2D, será mostrado como inserir vistas de desenhos, como incluir dimensões e acrescentar anotações, assim como criar listas de materiais para desenhos 2D de montagens. E será introduzido a aplicação de simulações em projetos, iniciando com o entendimento funcional de um produto até a interpretação dos resultados da simulação. O treinamento é dividido em quatorze etapas, para que seja possível conhecer os comandos básicos necessários para a criação de projetos mecânicos de forma eficiente. 

Política de cancelamento

Em caso do não fechamento de turma, o aluno poderá optar por realizar o treinamento em uma próxima turma pré-agendada, mesmo que seja em dias e horários diferentes do contratado ou optar pelo estorno do dinheiro.

Caso o aluno opte pelo estorno do dinheiro, o mesmo será feito nas seguintes condições:

Se o pagamento foi efetuado completamente (seja à vista ou parcelado), o valor será estornado integralmente por transferência bancária ou depósito.

Se o pagamento foi realizado parcialmente, o valor já pago será estornado e a compra será cancelada, inibindo as parcelas futuras.

Formação de turmas

Para as modalidades online e presencial, as turmas serão iniciadas com, no mínimo, 5 participantes e a SKA se reserva no direito de transferir a turma caso não atinja o número mínimo de alunos. Todos os alunos matriculados serão previamente informados.
As turmas podem ser adiadas por até duas vezes, mantendo sempre os mesmos dias da semana e horários.

Licença temporária

Será disponibilizada uma licença estudantil temporária do SOLIDWORKS. O aluno será responsável pela instalação do software, instruído por documentação técnica desenvolvida e distribuída pela SKA. A licença tem prazo de validade de 365 dias ou até 31 de julho do próximo ano, o que acontecer primeiro, e não é cumulativa.

Modalidade Tabs