SOLIDWORKS Electrical

Sobre o curso

Capacitar o participante a utilizar o SOLIDWORKS Electrical para construção de modelos paramétricos de esquemas elétricos e detalhamentos 2D do layout do painel, com enfoque nas habilidades e conceitos fundamentais do software.

Carga horária

18 horas

Público alvo

Usuários iniciantes, sejam eles: engenheiros, projetistas, desenhistas, técnicos, designers ou demais profissionais da área metalmecânica.

Pré-requisitos

Aluno: Estar familiarizado com sistema operacional Windows e ter conhecimentos básicos em desenho técnico.

Computador: Requisitos do sistema conforme recomendado pelo fabricante: https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

Conteúdo programático

Template de projetos
• Criar um projeto, configurar e personalizar as propriedades de projeto, reconhecer as barras de recursos na interface, personalizar configurações de projeto, edição de fórmulas, edição de formulário (Capa) e salvar um novo template.


Tipos de desenho
• Desarquivamento de ambiente, gerenciar livro, tipos de formulários, gerenciador de localização e função, esquema Unifilar, esquema Multifilar e arquivamento de projeto.


Peças de fabricante
• Cadastrar peça de fabricante, personalizar propriedades, cadastro de bornes e terminais e associar peças de fabricante.


Fios e equipotencias
• Gerenciar estilos de fios, comportamentos de grupos de fios, personalizar vias e usar seta de Origem - Destino.


Cabos
• Criar uma referência de cabo, associar cabos nos ambientes Unifilar/Multifilar, gerenciar Classificações, gerenciar réguas de bornes e verificar regras de projetos.


Símbolos
• Importar arquivo DWG, personalizar símbolos, definir propriedades, definir pontos de conexão e substituir símbolos.


Macros
• Salvar macros de esquema e projeto, gerenciar classificações, editar Macros e inserir macros.


Referências cruzadas
• Personalizar template de referência cruzada, definir configurações padrão, modificar representação de grade de contatos e inserir macros.


CLP dinâmico
• Configurações de desenho de CLP, apontamento de padrão de Macros, representar cartão de I/O’s, inserir saídas com Macros e salvar macros de CLP.


CLP automático
• Fazer configurações de CLP, salvar e Inserir Macros de CLP, apontar Macros nas I/O’s, configurar bornes de níveis, propagar dados e salvar macros de CLP.


Conectores
• Fazer configurações de CLP, salvar e Inserir Macros de CLP, apontar Macros nas I/O’s, configurar bornes de níveis e propagar dadosSalvar macros de CLP.


Layout do painel
• Criar uma página de layout 2D, adicionar painel, trilhos e canaletas, inserir e alterar layouts dos componentes e adicionar detalhes de layout.


Relatórios
• Gerar páginas de relatórios, exportar relatórios em diversos formatos, personalizar templates de relatórios e exportar projeto em .pdf.

O que vou aprender

Neste curso, você aprenderá os comandos básicos para criação de esquemas elétricos, personalização de biblioteca, detalhamento de layout 2D, ferramentas de gestão de projeto, verificação de regras de projeto e exportação de relatórios.  

Em template de projetos, você aprenderá sobre as principais configurações que o seu padrão de projeto já manterá pronto a cada novo projeto. 

Em tipos de desenhos, o aluno aprende sobre os conceitos básicos dos diferentes ambientes tem para desenvolvimento do projeto. Cada ambiente permite ao projetista utilizar ferramentas específicas. 

Em peças de fabricante, o foco da atividade é ensinar o aluno a personalizar sua biblioteca de peças de fabricantes, como criar, modificar ou visualizar as informações das referências de peça de fabricante. 

Em fios e equipotenciais, serão personalizadas as informações do estilo de fios que o projeto possuirá no seu desenvolvimento. Essa etapa também está ligada a configuração de um template. 

Em cabos, o aluno aprenderá sobre a personalização das referências de cabos que serão associadas as vias de fios do esquemático. 

Em símbolos, a atividade exemplifica algumas situações de personalização da biblioteca quando se refere as representações dos componentes, sendo no unifilar, Multifilar ou layout. Alguns exemplos são realizados, dado ao aluno diversas opções de como completar sua biblioteca de símbolos. 

Em macros, o aluno aprenderá como identificar os padrões de circuitos contidos em seu projeto e fazer o reaproveitamento dos circuitos para outros projetos. 

Em referência cruzada, o aluno conhecerá o ambiente de configurações. A configuração de referência cruzada será responsável pelo comportamento da exibição da grade de contatos na área gráfica. 

Em CLP dinâmico, o assunto ensina o aluno a inserir e representar um componente elétrico do tipo CLP. Configurações de CLP também serão personalizadas. 

Em CLP Automático, o projetista aprende a minimizar o tempo gasto para representar um CLP no seu projeto, agregando os conceitos de configurações e macros de CLP ao seu desenho. 

Em conectores, o aluno conhece as configurações responsáveis pelo comportamento do desenho de um conector e aprende as diversas maneira e tipos de desenhos disponíveis para esse tipo de componente. 

Em layout do painel, será o momento de representar todos os componentes trabalhados anteriormente no desenvolvimento da etapa esquemática. A construção do layout, vinculado aos componentes esquemáticos e utilizando o ambiente de detalhamento, com as ferramentas específicas para esse momento. 

Em relatórios, o aluno vai finalizar o projeto aprendendo a gerar a documentação do seu trabalho. Etapas de exportação de .PDF do projeto, gerar lista de matérias, personalização de relatórios e até desenvolvimento de um relatório personalizado farão parte dessa atividade.  

Política de cancelamento

Em caso do não fechamento de turma, o aluno poderá optar por realizar o treinamento em uma próxima turma pré-agendada, mesmo que seja em dias e horários diferentes do contratado ou optar pelo estorno do dinheiro.

Caso o aluno opte pelo estorno do dinheiro, o mesmo será feito nas seguintes condições:

Se o pagamento foi efetuado completamente (seja à vista ou parcelado), o valor será estornado integralmente por transferência bancária ou depósito.

Se o pagamento foi realizado parcialmente, o valor já pago será estornado e a compra será cancelada, inibindo as parcelas futuras.

Formação de turmas

Para as modalidades online e presencial, as turmas serão iniciadas com, no mínimo, 5 participantes e a SKA se reserva no direito de transferir a turma caso não atinja o número mínimo de alunos. Todos os alunos matriculados serão previamente informados.
As turmas podem ser adiadas por até duas vezes, mantendo sempre os mesmos dias da semana e horários.

Modalidade Tabs