JL

Revelação no Rally dos Sertões, o Buggy V8 foi totalmente projetado e modelado no SOLIDWORKS

 

 

A maioria dos carros de corrida produzidos no Brasil tem as mãos da família Giaffone, responsáveis pela fabricação dos carros da STOCK CAR que também foram desenvolvidos no SOLIDWORKS e são hoje grande sucesso nas pistas. Agora, em novo projeto, a Giaffone Racing lançou o Buggy V8, veículo para atender o mercado de Off-Road do país. O principal foco do projeto era desenvolver um carro competitivo, com alta performance, baixo custo e que conseguisse competir com carros internacionais, sendo igual ou melhor que o concorrente.

Com a ideia de apresentar algo novo ao mercado, completamente diferente dos outros carros que já existiam aqui no Brasil, o Buggy V8 é um carro puramente de competição, tração 4x2, suspensão independente, material cromolibidenio, chassi tubular bem peculiar pelo formato geométrico e compacto, empurrado por um motor V8 LS2 (o motor do Chevrolet Corvette) e com todos os atributos para fazer bonito em provas fora de estrada, além da potência, o baixo peso e sua distribuição bastante favorável, diferenciando-o dos carros convencionais que são de tração 4x4.

Para a ideia sair da mente da família para o mundo real, eles utilizaram como recurso o software SOLIDWORKS, que foi muito importante para o desenvolvimento do projeto. “ Devido os formatos, o prazo, os desafios para colocar o produto em prática e o tempo como maior inimigo da engenharia, o SOLIDWORKS foi essencial porque tendo o carro 100% modelado na solução, podemos prever muitas condições de riscos e melhorias que poderiam ter no carro, e em cerca de 03 a 04 meses o carro foi fabricado da forma como queríamos sem nenhum problema. Tanto que a maior surpresa de todos que estavam acompanhando o desenvolvimento, foi que em todos os testes em pistas e corridas, o Buddy V8 voltava intacto para a fábrica,” comenta o engenheiro responsável Denis Ramon.

As soluções SOLIDWORKS Simulation e Flow Simulation também foram usados para realizar análises e testes em peças que precisavam de uma maior resistência, agilizando o tempo por produzir apenas peças corretas, e diminuindo custos com materiais por não precisar refaze-las.

Os resultados foram surpreendentes, o Buggy V8 participou de inúmeras competições e todas com um excelente resultado, alcançando até mesmo a primeira colocação em muitas delas. O objetivo maior foi atingido na principal corrida do país, o Rally dos Sertões, em que conquistaram o terceiro lugar. “Para a equipe foi uma conquista muito importante, porque desenvolver um carro em menos de seis meses, levar para competições e ainda conseguir subir ao pódio é realmente fantástico”, diz Denis Ramon.

A SKA fica lisonjeada de participar mesmo que indiretamente de um projeto com essa grandeza, dando suportes do SOLIDWORKS. Parabéns a toda equipe Giaffone Racing. 

<< Mais clientes