INMES

INMES automatiza programação CNC com uso do Edgecam

Localização: Braço do Norte/SC

Ramo de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico

Nome do responsável: Eduardo Bonetti

Contato: 48 3651-2300

Base atual: Edgecam

A INMES INDUSTRIAL foi fundada em 1993, idealizada pelos seus três sócios fundadores, na época denominada Indústria de Máquinas Especiais, cujas iniciais formam o nome INMES. Em junho de 1995, ampliou o seu negócio, passando a produzir uma linha específica de produtos, direcionada para alguns mercados que estavam despontando na época. Adotou uma produção seriada de máquinas e acessórios para corte e grampeamento de perfis de madeira, alumínio e plástico, grampos e sistema portáteis de exaustão, atendendo os mais exigentes fabricantes de móveis e outros segmentos que utilizam suas máquinas.

 

Desafios:

  • Os programas de usinagem eram feitos de forma formal manual;
  • Manter um ciclo de programação eficiente por ser manual;

 

Solução e melhoria de processos:

Implantação do software Edgecam, ferramenta capaz de padronizar estratégias de usinagem, permitir a reutilização das melhores operações e ciclos em novos trabalhos, além de otimizar caminhos das ferramentas, reduzir o tempo de programação e criar ciclos avançados de desbaste e acabamento.

 

Resultados:

  • Otimizou a programação CNC de manual para automatizada;
  • Diminuiu tempo de usinagem das peças aumentando faturamento anual da empresa;
  • Melhora no acabamento das peças durante a usinagem, não sendo mais necessário que as peças passem por outros processos posteriormente, devido à programação computadorizada que transformou a usinagem em um processo mais rápido e seguro;

 

 “Como histórico, tivemos uma redução de 18% no tempo de usinagem das peças que já fabricávamos, apenas refazendo o programa CNC com o auxílio do EDGECAM. Este percentual gerou uma redução de 1.230 horas máquinas anual com as peças de linha. Replicando o ganho em percentual para as novas peças, temos ainda uma redução de 820 horas máquinas, totalizando cerca de 2.050 horas máquinas por ano” cita o engenheiro Eduardo Bonetti.

<< Mais clientes