FIT - Instituto de Tecnologia

FIT adquire as tecnologias de impressão 3D da HP

Localização: Sorocaba/SP

Ramo de atividade: Fabricação de periféricos para equipamentos de informática

Cliente responsável: José Tristão

Produto: Tecnologia HP Multi Jet Fusion 4200

O FIT – Flextronics Instituto de Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada para desenvolver soluções tecnológicas nos mais diversos segmentos de negócios, é responsável por antecipar as necessidades do mercado, das empresas e das pessoas. Possui uma área dedicada ao desenvolvimento de produtos, o PIC – Product Inovation Center, ou Centro de Inovação, onde o conceito Sketch to Scale é aplicado diariamente. Esse conceito faz com que os clientes reavaliem a forma de criar e digitalizar produtos saindo do mundo analógico para o digital, o que envolve inovação e renovação na fabricação, venda, logística e sustentabilidade.  

Desafios:

  • Produzir peças resistentes que atendessem ao volume de produção;
  • Acelerar a capacidade de desenvolvimento;
  • Dificuldades com geometrias dos métodos tradicionais;
  • Flexibilidade;

Solução e melhoria de processos:

A tecnologia HP Multi Jet Fusion 4200 que acelera o processo de desenvolvimento de produtos, com um time-to-market assertivo, derrubando as barreiras geométricas dos métodos tradicionais, tornando o processo Sketch to Scale real.

Resultados:

  • Flexibilidade para redesenhar projetos sempre que necessário;
  • Aliar uma geometria complexa a alto acabamento;
  • Conquistou independência de fornecedores, mantendo um desenvolvimento on site internalizado;
  • Evitou processos burocráticos ou prazos de entrega que poderiam atrasar projetos;
  • Evitou custos adicionais de mão de obra;
  • Redução significativa no ciclo de desenvolvimento. Um projeto que levaria cerca de 1 ano para ser concluído apenas na etapa de prototipagem, agora, com a impressora HP Multi Jet Fusion, reduziu para 6 meses. Em alguns casos, 3 meses é o suficiente para conclusão do projeto, considerando o processo de desenho, prototipagem, ajustes e testes, tornando o ciclo de desenvolvimento iterativo e ágil.

 

“Dentre os diversos benefícios da tecnologia de impressão 3D destacamos na HP Multi Jet Fusion a flexibilidade para redesenhar projetos sempre que necessário e aliar uma geometria complexa a alto acabamento. Além disso, a agilidade para produção de peças e partes dentro de nosso ecossistema, reduzindo lead time, garantindo confidencialidade dos projetos e claro, a possibilidade de customização, sejam elas de projetos internos ou de clientes, desenvolvendo produtos que antes não eram possíveis”, cita o especialista José Tristão responsável por apoiar a etapa de Manufatura Aditiva.

<< Mais clientes