O que esperar do SOLIDWORKS World 2019?

 

Por José Filipe Trilha de Carvalho
Engenheiro da Área Técnica na SKA

 
 
 

Mais uma vez, a SKA irá apresentar no SOLIDWORKS World 2019 um caso inédito. Na edição deste ano, vamos mostrar como a empresa Schulz desenvolve seus produtos na área de engenharia estrutural com a otimização topológica (ferramenta que permite que os engenheiros otimizem seus projetos mecânicos a fim de obter melhores repostas estruturais), além de minimização de massa, se tornando mais competitiva e destacando sua marca no mercado. Preocupada em oferecer produtos altamente eficientes e competitivos, a Schulz é a maior fabricante de compressores de ar da América Latina.

Aliados a ensaios de campo e cálculos analíticos, a ferramenta de simulação CAE existente no SolidWorks Simulation permite que engenheiros e designers criem suas simulações e testem seus próprios protótipos a fim de obter melhores resultados estruturais, a eficiência estrutural adequada com o fator de segurança necessário.

A simulação numérica de Topologia presente no SOLIDWORKS é testada em casos reais de engenharia, onde não podem ocorrer falhas estruturais e por fadiga do componente. Através de experimentos são conhecidos os limites máximos de operação com dados reais de aplicação prática, o que facilita a verificação e convergência dos resultados simulados.  

Eu diria que tratam-se de projetos bem ousados, com certeza. E sem dúvida, graças ao novo recurso de otimização topológica incorporado ao SolidWorks Simulation Professional na versão de 2017, é possível investigar e encontrar o ponto ótimo do projeto.

Com essa nova capacidade disponível e acessível aos usuários do Simulation, a simulação estrutural do Simulation torna-se mais completa e permite que os engenheiros verifiquem seus projetos antecipadamente, visando a redução de massa e maior eficiência estrutural, algo bastante desafiador em termos de engenharia, que desperta a curiosidade de engenheiros do mundo todo preocupados em minimizar custos e maximizar a receita das suas organizações.

Vejo como uma excelente oportunidade para as empresas que desejam inovar no ano de 2019 e aumentar o seu faturamento, tornando-se ainda mais competitivas e desenvolvendo produtos de qualidade com menor custo.

Acredito que essa é uma chance de alcançar grandes resultados na área estrutural por conta dos diversos benefícios que a otimização topológica oferece, como a redução de custos com material, redução e alívio de massa dos componentes o que pode significar uma economia significativa no final das contas.

Nós da SKA temos a oportunidade de vivenciar diferentes cenários de engenharias em todo o Brasil, e podemos dizer que em praticamente em todos eles, existe alguma ferramenta de simulação estrutural ou de fluidos, ou pelo menos que existe a necessidade para tal.

Ao circular pelas engenharias, me deparo com problemas que poderiam ser eliminados ou pelo menos aumentar a assertividade e reduzir o número de protótipos com alguma simulação estrutural, estática, flambagem, ou de fluidos.

Vejo isso como “oportunidades”, e um diferencial competitivo para aquelas empresas que utilizam a simulação no seu dia a dia, pois simulando e antevendo problemas, minimizam-se as falhas e o tempo de desenvolvimento dos projetos.

 Resumindo o que foi falado acima, o estudo de Topologia está disponível no SolidWorks Simulation permitindo que os engenheiros, designers e projetistas criem produtos mais leves, tenham a capacidade de testar diferentes formas de design, e vejo como uma oportunidade que as empresas possuem de se destacar e ficar a frente dos seus concorrentes oferecendo um produto mais eficiente, mais leve, com menos uso de matéria prima, consequentemente mais barato e muito mais competitivo. O mais barato não significa qualidade inferior ao produto mais caro nesse caso, pois a otimização topológica não remove material de regiões que sofrem maiores solicitações mecânicas.

Essa será a terceira participação da SKA como palestrante no evento do SWW. 

Eu já estive em outros três eventos do SWW, em San Diego 2014 e Los Angeles 2017 e 2018 (foto abaixo), e agora no Texas.

Vejo como principal característica do evento a capacidade de ofertar aos participantes conhecimento e mostrar tudo de mais moderno e tecnológico em termos de engenharias no mundo todo. São 4 dias de muitas palestras, aprendizado e interação com colegas e excelentes profissionais do mundo todo.


Notícias relacionadas

A ANTONIOSI TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL Ltda foi fundada em dezembro de 1997 na cidade de Matão, São Paulo. Sempre atenta às necessidades dos seus...
Com apoio da SKA, universidade adquire 3.500 licenças para os alunos dos cursos de engenharia da instituição. A Dassault Systèmes anuncia o uso...
Há mais de 10 anos no mercado, a L5 HD é fabricante de equipamentos para nutrição animal. Além disso, estendeu seu desenvolvimento para processamento...