Descubra como a Balanças Mercosul otimiza tempo na programação de cortes de chapas

Há mais de 30 anos no mercado, a Balanças Mercosul oferece soluções completas para os setores de agronegócio, indústria, mineração e portos. Os projetos variam de pequeno a grande porte, como balanças rodoviárias, ferroviárias, linha industrial, tombadores e coletores de amostra para produtos a granel. O objetivo é sempre proporcionar alta qualidade para maior satisfação e segurança dos clientes.
Buscado eliminar tarefas repetitivas e desnecessárias, a engenharia identificou dificuldades no processo de corte que precisavam ser aprimoradas.

A programação das máquinas de corte e o encaixe das peças eram feitos manualmente e dependiam de dois softwares paralelos para a mesma função, o que consequentemente penalizava o controle de matéria prima e aproveitamento de material. “Uma das maiores dificuldades, era sobrar algum tempo hábil para realizar com precisão outras atividades essenciais”, diz Allyson Lima, técnico especialista em programação.


Os projetos da empresa são totalmente desenvolvidos pela equipe de engenharia usando o SOLIDWORKS CAD 3D que auxilia na criação e inovação de projetos, com foco em reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto, desde o design até a manufatura. Já para aprimorar a programação de corte de chapas, a SKA apresentou o Lantek, solução para programação de máquinas CNC para chapas e perfis metálicos, gestão de matéria-prima, gestão avançada de estoque, rastreamento e apontamentos manuais de OPs (ordens de produção).


“Com a implantação do Lantek, conseguimos exercer as mesmas atividades de antes, porém, agora de forma automatizada, com mais rapidez e agilidade”, cita Allyson Lima. Os maiores benefícios alcançados foram otimização de tempo de programação e ganho de produtividade, com o mais rápido e melhor aproveitamento de material, maior precisão de corte e qualidade na furação das peças. Estima-se uma melhora no fluxo e rendimento de trabalho em 100%, levando em consideração a rapidez e agilidade na hora de programar/cortar. Essencial para manter o fluxo de corte/produção sempre alinhado conforme a demanda necessária de produção, sem oscilação de paradas por não ter o nesting de corte finalizado.  

 

 


Notícias relacionadas

A Airship do Brasil é especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar...
Com 18 anos de experiência em Internet das Coisas (IoT), a V2COM é referência nacional e internacional no desenvolvimento de sistemas inteligentes...
Texto publicado originalmente no Baguete A Flex, multinacional de manufatura de eletrônicos, está usando tecnologia de manufatura aditiva da HP para...