Benefícios da Indústria 4.0: Sistemas auto gerenciáveis e redução contínua de custos

Entre os benefícios da Indústria 4.0 está a oportunidade que fabricantes terão de melhorar os níveis de serviço, elevando a satisfação do cliente. Surge aí uma nova geração de clientes que exigem produtos customizados e inteligentes o suficiente como pré-requisito para os fabricantes se destacarem em um ambiente global e altamente competitivo.

Isso significa que os produtos ficam “cientes” de sua história, de seu estado atual, de como deverão ficar no final e das várias opções que existem para chegar lá. E mais, eles estão ligados aos processos de negócios da empresa. 

O produto, que até então era visto como um objeto passivo, é transformado em um agente ativo da manufatura, com autonomia para “decidir” como deve ser fabricado. Estamos falando aí de um outro benefício que a Indústria 4.0 oferece, que é a customização em massa de produtos.

Sistemas auto gerenciáveis

Na fábrica inteligente, tanto os produtos quanto as máquinas são capazes de comunicar-se e monitorar-se. Eles descobrem se existem falhas e, usando cálculos independentes, determinam quando a manutenção é necessária. Estas mudanças tornam a produção e a logística mais flexíveis, já que a informação não será mais processada por uma unidade central.

Redução contínua de custos

Em grande parte, as reduções de custos são resultado de maior eficiência e integração tecnológica. A indústria 4.0 substitui sistemas redundantes por um único sistema que conecta e engloba toda a empresa, muito menos dispendioso. 

Já a lucratividade acaba aparecendo na disponibilidade que as empresas têm de acessar dados em tempo real, o que permite oferecer produtos e soluções mais personalizados, que costumam gerar margens significativamente maiores do que as ofertas fabricadas em massa.