Artigo: Plataforma 3DEXPERIENCE invade o mundo SolidWorks

 

Por Guilherme Kastner,
Engenheiro de Aplicações na SKA

 

Senhores,

Há 9 anos eu fui ao SolidWorks World em Anaheim, a convite da SolidWorks como membro de imprensa. O que nos surpreendeu a época foi a apresentação de um novo produto SolidWorks com uma série de características.

Independente de sistema operacional
Independente de Hardware
Com múltiplos recursos inovadores de pesquisa
O que a época chocou todo mundo, porém me deixou empolgado é que uma nova linha de produtos estava surgindo.

Fatos históricos
A imagem abaixo se encontra no post onde falo que o SolidWorks como conhecíamos a época de 2010 não seria executado em ambiente apple.


 


Quase uma década depois
Se passaram muitos anos e uma série de produtos surgiram no mundo Dassault Systèmes — SolidWorks. Com isso surgem diversos produtos, conforme listado abaixo:

SolidWorks Enginner – Solução de Simulação baseada em 3DEXPERIENCE e tecnologia Abaqus
SolidWorks xDesign – Cad em nuvem, independente de sistema operacional
SolidWorks xShape – Cad em nuvem, focado em geometrias livres
SolidWorks Apps for Kids – Um cad desenvolvido para uso de crianças para desenvolverem os seus brinquedos
SolidWorks PLM Services – O meio de integrar o SolidWorks ao mundo PLM da Dassault Systèmes.
Plataforma 3DEXPERIENCE – Uma plataforma destinada a empresas que buscam um meio de inovação, a base de todas as soluções anteriores.

Game-changing
Há 13 anos com a compra do Conisio, a SolidWorks passa a se preocupar muito mais do que com o projeto (CAD) e simulação (CAE), uma mudança de jogo surge e as cartas postas a mesa são outras. Com o surgimento da Plataforma 3DEXPERIENCE, o jogo continua a evoluir.

Hoje o SolidWorks PDM passou por uma série de evoluções

Se chamava Conisio
Depois PDM Enterprise
Mudou para o SolidWorks Enterprise PDM
Por último SolidWorks PDM Professional
Mas a última coisa que temos que saber é que o produto nunca deixou de ser um PDM. Cabe lembrar que o mundo passou a ter outras existências, com isso surge a Plataforma 3DEXPERIENCE como produto em 2012-2013 e ano passado surge o conector para o SolidWorks, exibido na imagem abaixo.

3DEXPERIENCE
Eu fiquei dois anos sem comparecer ao SolidWorks World por conta das novas atribuições com as quais estou na SKA. Mas o que mais me chamou a atenção foi o destaque aos produtos 3DEXPERIENCE. O logo da plataforma, o famoso compass, estava por todo lado.

O ápice da marca 3DEXPERIENCE junto ao evento SolidWorks World foi o prognóstico para os próximos anos, o evento foi renomeado e passa a se chamar 3DEXPERIENCE World e ano que vem será em Nashville, Tennessee.

A plataforma não vem para ser apenas um meio de gestão de arquivos, mas uma meio de administrar toda a inovação da empresa. Entre as disciplinas administradas está o CAD, portanto a ideia é levar o pacote de soluções a comunidade SolidWorks a um novo patamar.

Sds,
Kastner


Notícias relacionadas

Por Guilherme Kastner, Engenheiro de Aplicações na SKA Um dos pilares da inovação da indústria pela qual estamos passando se trata da transformação...
Por Guilherme Kastner, Engenheiro de Aplicações na SKA Estava numa abstinência de escrita, quase numa ausência de criatividade para conteúdo único...
Desde os primórdios da ficção científica, os robôs sofreram sob o estigma de intimidação e pavor criado por imagens inapagáveis da cultura pop, como...