3 desafios de uma produção não automatizada

A indústria nacional, em um cenário complexo de interligação dos mercados em que as trocas se dão de forma global, enfrenta dificuldades para se manter competitiva. Nos mais diversos ramos da indústria responder às mudanças nos padrões de produção adaptando-se às demandas dos clientes é uma tarefa que exige a atualização constante de novas tecnologias e conhecimentos. Nesse contexto, conectar e automatizar os processos industriais é uma solução essencial.

A automatização da indústria pode ser entendida como a aplicação de um conjunto de técnicas de controle, criando um sistema capaz de fornecer a melhor resposta para execução de um processo. Com a implementação de novas tecnologias de controle de processos pode-se obter não só aumento de produtividade, mas na qualidade, flexibilidade e confiabilidade do processo. Podemos destacar 3 desafios de uma empresa que não possui uma produção automatizada:

1. Competição Global – Hoje existe uma competição global entre indústrias. Países do primeiro mundo como Alemanha, Inglaterra e Japão, por exemplo, são todos automatizados e por isso vendem mais. Para competir com eles, tem que investir em tecnologia.

2. Redução de Lead Time – Esse é um termo bastante usado na produção. É o ciclo de vida da confecção de um produto, desde a entrada do pedido até a sua conclusão. O desafio das indústrias é sempre otimizar e reduzir o tempo desse ciclo.

3. Fazer a gestão da demanda - Cumprir prazos e priorizar a alocação dos equipamentos e recursos disponíveis.