quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Visão Custom investe em software e melhora desempenho do seu centro de...

Visão Custom investe em software e melhora desempenho do seu centro de usinagem

0

Sediada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a Visão Custom atua no mercado de customização de armas para tiro esportivo há 29 anos e é especialista em melhorar o desempenho, o design e a precisão dos equipamentos dos seus clientes. Além da customização, faz manutenções das armas que possuem algum tipo de problema. 

Por muitos anos, os setores de engenharia e fabricação da Visão Custom eram terceirizados, impactando diretamente no tempo de entrega dos produtos aos seus clientes. Por conta da demora nos processos e a exigência cada vez maior do mercado, a empresa resolveu trazer todo o trabalho terceirizado para as suas dependências, desde o setor de engenharia até o centro de usinagem para fabricação dos equipamentos de acordo com a demanda comercial.

Para auxiliar no desenvolvimento dos projetos, foi adquirido o software SOLIDWORKS, que permite a criação, validação, comunicação e o gerenciamento dos projetos de forma fácil e intuitiva. Com a sua implantação, a produção de produtos triplicou, passando de 20 armas customizadas para mais de 60 novos modelos anuais.
Além disso, a customização das peças ganhou autonomia. Hoje, os clientes conseguem visualizar como ficará o equipamento antes da produção, eliminando qualquer tipo de erro no design ou desempenho do produto. 

Com a expansão do centro de usinagem, também foi necessário um software para ajudar nos processos de fabricação. Desta forma, foi adquirido o EDGECAM, ferramenta que cria estratégias para otimizar os caminhos e eliminar passes em vazio, reduzindo o tempo de programação e gerando usinagens mais seguras. Com o EDGECAM, a Visão Custom reduziu em 50% o tempo de usinagem, visto que alguns segredos da peça não estão no desenho e, sim, na programação. “Outra vantagem adquirida com o software foi a trava ambidestra, referência no mercado externo e fabricada na Suíça, melhoramos seu design, qualidade e acabamento. Hoje, ela é referência aqui no Brasil, saindo da usinagem praticamente pronta”, diz o engenheiro Edvald Herold.

Implantação da ferramenta Edgecam reduz o tempo de programação e gera uma usinagem mais rápida e segura

Os dois softwares ajudaram a Visão Custom a otimizar os fluxos de trabalhos, crescendo em até 35% no faturamento mensal da empresa, além de terem diminuído em 40% os custos com fabricação, devido à aplicação de estratégias específicas do EDGECAM, que aumenta a vida útil da ferramenta e diminui consideravelmente o tempo de usinagem. “Quando usino uma peça e percebo que precisa de alguma alteração, por menor que seja, altero, e como é integrado com o software CAM, a alteração já vai automaticamente para a programação. Em minutos, tenho uma nova versão em produção” cita Edvald. A Visão Custom também reduziu em 83% os custos com serviços terceirizados. 

O objetivo de melhorar o atendimento aos seus clientes foi alcançado: uma customização que levava cerca de uma semana para ser concluída, hoje é feita em cerca de 4 horas. O cliente que antes esperava 15 dias, hoje recebe seu equipamento em 2 ou 3 dias.

Há 30 anos, a SKA agrega valor a empresas brasileiras através da implantação de tecnologias líderes mundiais e do desenvolvimento personalizado de software e integração entre sistemas. Saiba mais sobre os produtos no link: www.ska.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui