segunda-feira, 21 de junho, 2021
Início Cases de sucesso Veja quais foram as 4 soluções adotadas pela EXSTO para reduzir em...

Veja quais foram as 4 soluções adotadas pela EXSTO para reduzir em 70% o tempo de desenvolvimento de projetos

0
tempo de desenvolvimento de projetos

Mais do que um mero capricho, o ganho em tempo, em qualquer indústria, é sinônimo de economia e alta produtividade. Afinal, quanto mais otimizamos o tempo de trabalho, maior a produção e, consequentemente, o lucro. Com o desejo de otimizar seus projetos, diminuindo o tempo de desenvolvimento e eliminando erros, a Exsto sabia que precisava rever seus processos, já que todos os desenhos eram feitos em softwares diferentes que não se integravam e não se comunicavam.  

Sendo uma empresa que tem como core business o desenvolvimento de soluções completas nas áreas de automação industrial (além de robótica, energias renováveis, T.I., eletrônica, elétrica e telecomunicações) algo precisava ser feito para que a automação vendida a clientes também fosse usada dentro da empresa. 

Essa situação gerava dificuldade na finalização dos projetos, pois perdia-se muito tempo na revisão e análise dos desenhos e arquivos, além de ser necessário gerar os dados e listas de materiais de forma manual para inserir no ERP. Também aconteciam problemas mecânicos no momento da montagem dos equipamentos, visto já que não era possível visualizar a montagem completa dentro do software. Foi aí que a aquisição de quatro soluções, junto a SKA, tornou tudo diferente. 

A SKA, além de revender os melhores softwares para automação industrial, também faz uma análise do fluxo de trabalho da empresa, e orienta, dentro do seu amplo portfólio de produtos, o que considera mais adequado para o cliente.  

A Exsto adquiriu, então, quatro soluções que, além de serem excepcionais por si só, se integram e conversam entre si.  

SOLIDWORKS CAD 3D: auxilia na criação e inovação de projetos com foco em reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto desde o design até a manufatura. Agora a Exsto pode fazer a montagem completa dos equipamentos em um ambiente que colabora com as outras soluções com as quais a empresa trabalha, podendo integrar o desenho ao sistema elétrico e eletrônico de forma fácil e intuitiva. 

SOLIDWORKS Electrical:  ferramenta que ajuda a simplificar a criação de esquemas elétricos com uma interface intuitiva para o design mais rápido de sistemas elétricos incorporados. Na Exsto, a solução permitiu que o setor de engenharia planejasse locais e caminhos específicos, determinando com precisão comprimento de fios, cabos e chicotes, antes que o equipamento seja construído, para garantir uma fabricação consistente, reduzindo sucatas e custos. Também é possível gerar representações de painéis 3D, a partir de um esquema 2D que mostre os contornos dos componentes elétricos, adicionando versões 3D para todos os componentes.   

Por ser tão completo, o SOLIDWORKS Electrical também proporcionou a possibilidade de desenvolver as PCIs (placas de circuito impresso) no ambiente 3D integradas com o ambiente de elétrica, desenvolvendo esquemas elétricos e gerando listas de materiais de forma automática e prática, contendo todos os itens e componentes do produto. 

SOLIDWORKS Visualize: transforma dados CAD 3D em imagens com qualidade fotorrealística, animações e conteúdo 3D interativo que dão vida aos seus produtos. Hoje, muitos produtos são lançados e vendidos antes mesmo de serem produzidos, já que todo o projeto é desenvolvido e apresentado ao cliente, que pode ver em detalhes o seu projeto e todas as partes e peças que compõem seu produto. A documentação do projeto e também o desenvolvimento de catálogos ficou muito mais fácil para a Exsto. 

Altium: A solução conta com um ambiente 3D nativo, ferramentas de exportação do PCB e um ambiente de montagem 3D multiplacas e muitas outras ferramentas que permitem, não só a validação mecânica digital, mas também validação de impedância de trilhas, funcionamento de circuitos, e integridade de sinais. Assim, é possível garantir que o projeto eletrônico se encaixe perfeitamente no seu invólucro e interaja com sucesso com elementos mecânicos dos kits didáticos que a Exsto fornece. 

Mas como medir o ganho que todas essas aquisições? Lucas Vicente Carvalho, engenheiro especialista da Exsto explica: “O fluxo de trabalho melhorou muito, pois as equipes de desenvolvimento mecânico, elétrico e eletrônico trabalham juntas e integradas. O tempo de desenvolvimento de projetos caiu em torno de 70% comparado ao tempo gasto antes da implantação dos softwares”. 

E você, está disposto a transformar seu fluxo de trabalho para algo ágil, menos dispendioso e mais prático? Chama a gente pra conversar, acesse nosso site para conhecer a empresa ou preencha o formulário abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui