terça-feira, 16 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Veja como o SOLIDWORKS ajudou a PIGNUS a crescer 80% em um...

Veja como o SOLIDWORKS ajudou a PIGNUS a crescer 80% em um ano

0
Veja como o SOLIDWORKS ajudou a PIGNUS a crescer 80% em um ano

Além de servir de suporte no desenvolvimento de produtos inovadores, uma solução CAD tem outras funcionalidades. No caso da PIGNUS, cliente da SKA, o CAD 3D auxilia gestores de segurança a entenderem os pontos críticos das etapas a serem executadas e, assim, ilustram as formas de controle e gestão dos riscos da atividade. 

A PIGNUS Engenharia e Consultoria é uma empresa que atua nacionalmente em gestão de projetos de risco, especialmente com o objetivo de eliminar acidentes de trabalho em altura, em obras públicas e privadas. A empresa é especialista em soluções de sistemas provisórios de segurança com uso em especial de cordas, aprimorando as ancoragens naturais e artificiais a fim de proteger pessoas e patrimônio. Também desenvolve projetos para sistemas de proteção contra quedas e projetos em estruturas metálicas.  

Os projetos nos quais a empresa trabalha são analisados caso a caso, pois cada prédio possui suas peculiaridades e é necessário analisar o tipo da mão de obra a ser utilizada, já que cada uma requer um tipo específico de sistema de proteção contra quedas. 

Após a análise da atividade, é realizada a coleta de dados in loco. Através da vistoria é possível conhecer o cenário atual, as condições estruturais do prédio, do telhado e pontos críticos de fuga, resgate, acesso a caminho seguros e depósito de materiais. Também são coletadas as informações do prédio ou galpão para a modelagem posterior. 

Na etapa de concepção do projeto é realizado a modelagem 3D do local, onde é apresentado o que será feito no local, ilustrando os pontos de ancoragem de uma linha de vida, locais de acesso, deslocamento e uso de sobressalentes. Por fim, emite-se um laudo com todo o estudo e um projeto arquitetônico do local das atividades. 

Antes do uso do SOLIDWORKS, os projetos eram compostos de plantas 2D, complexas e difíceis de serem lidas por pessoas leigas. Este é o grande problema no cenário das empresas, onde o técnico de segurança deve realizar uma avaliação prévia da atividade e, em muitos cenários, eles possuíam grande dificuldade de interpretar os desenhos e aprovar a documentação, para só então, encaminhar ao departamento de Engenheira. 

Com a adoção do SOLIDWORKS, modelagem 3D, uso de texturas e e a criação de detalhamentos técnicos se tornaram fáceis e rápidos, auxiliando na elaboração de projetos arquitetônicos com detalhes ricos que ilustram a atividade a ser executada. Isto mostra de forma clara a todos os profissionais envolvidos na atividade como será a execução, reduzindo as possiblidades de erros de montagem de um sistema de segurança. 

A PIGNUS conseguiu otimizar a elaboração dos projetos e croquis de linhas de vida e ancoragens, bem como projetos de equipamentos e estruturas. Os processos de aprovação por parte do cliente, por causa ao entendimento das etapas iniciais foram agilizados, assim como as revisões. Houve redução de erros e paradas por falta de equipamentos devido à elaboração da lista de materiais e ao uso do detalhamento de modelos em 3D, permitindo aos gestores das obras analisarem os desenhos de forma clara. 

“A elaboração documental com o uso do SOLIDWORKS reduziu o tempo de projeto em 62% e nos permitiu entregas de laudo final na metade do tempo”, afirma Fabiano Pertussati, engenheiro mecânico da Pignus Engenharia e Consultoria. Ele também acrescenta que houve um ganho expressivo na concepção de projetos de equipamentos para ancoragem, com redução de 80% no tempo de projeto, detalhamento e pranchas em DWG para corte e dobra

“O produto final apresenta ganho de qualidade devido à agilidade em incluir e gerar diversas vistas e detalhes com a ferramenta de detalhamento, facilitando a análise final e obtendo esteticamente um produto de fácil entendimento. Ainda é possível o uso de blocos, pois com eles pode-se fazer vistas 2D de elevações e em planta, usados para cenários padrões ou vistas rápidas, assim elaborando uma biblioteca de leve carregamento, obtendo ganho expressivo de tempo”, diz Jean Tosta, engenheiro de aplicações da SKA. 

Houve um ganho de produtividade expressivo, ou seja, com a mesma mão de obra foi possível dobrar a capacidade em ofertar laudos e projetos aos clientes finais. Entre 2019 e 2020, a PIGNUS cresceu 80% com o uso do SOLIDWORKS em conjunto a outras ferramentas de dimensionamento. 

Quer saber como o SOLIDWORKS pode ajudar seu negócio a crescer e otimizar tempo de produção e uso de matéria-prima? Acesse a página do produto ou entre em contato pelo formulário abaixo: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui