quarta-feira, 17 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Veja como a Comau reduziu em 30% o tempo de execução dos...

Veja como a Comau reduziu em 30% o tempo de execução dos seus projetos com o SOLIDWORKS Simulation

0

A Comau é uma empresa líder na área de automação industrial a nível global desenvolvendo sistemas, produtos e serviços compatíveis com a Indústria 4.0. O portfólio completo inclui: soluções para junções, montagem e trabalhos mecânicos estudados para veículos tradicionais e elétricos, sistemas de produção robotizados, uma família completa de robôs (incluindo soluções de robótica colaborativa e vestível) com uma ampla variedade de modelos e múltiplas configurações de carga útil, equipamentos de logística com condução autônoma e serviços de otimização de recursos, com funcionalidades de monitoramento e de controle em tempo real.

Para o desenvolvimento dos seus projetos, a Comau utiliza o software SOLIDWORKS, um software CAD 3D que auxilia na criação e inovação de projetos com foco em reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto desde o design até a manufatura.

Entendeu-se a necessidade de aumentar a segurança dos produtos e eliminar algumas dificuldades na fabricação, tais como quebra de peças sem motivos aparentes, superdimensionamentos dos projetos, desperdício de matéria-prima e custos desnecessários por não realizar avaliações de esforços nas estruturas dos projetos. Desta forma, a equipe de engenharia da Comau, através da SKA, adquiriu o software SOLIDWORKS Simulation, um software de análises que permite testar novas ideias digitalmente, aprimorando o desempenho e a qualidade dos produtos, antes mesmo de fabricá-los. A nova solução é totalmente integrada ao SOLIDWORKS CAD 3D.

“Agora, com o SOLIDWORKS Simulation, é possível verificar os projetos antes da sua fabricação, pontuar defeitos estruturais, emitir relatórios de confiabilidade dos projetos aos clientes e apontar melhorias”, cita o projetista mecânico Arian Guedes, responsável em realizar as análises estruturais via método de elementos finitos de todos os projetos. O SOLIDWORKS Simulation oferece opções de análise estrutural para fatores de desempenho e segurança do produto, análise de fadiga de componentes que examinam ciclos de cargas repetidos ou aleatórios entendendo a resistência do equipamento, além de análise de movimento, análise térmica e otimização de projetos.

Para a Comau, o software ajudou a reduzir cerca de 30% no tempo de execução dos seus projetos, devido aos estudos e cálculos realizados com a ferramenta, além de aumentar a confiabilidade das peças, melhoria da distribuição de cargas, não havendo mais erros de sobrecarga. Também aumentou a qualidade dos produtos deixando-os mais robustos mesmo com redução de exageros estruturais, reduzindo custos de fabricação.

Quer saber como o SOLIDWORKS pode ajudar seu negócio a crescer e otimizar tempo de produção e simulação? Veja a experiência de outras empresas que se beneficiaram com a ferramenta, acesse a página do produto ou entre em contato pelo formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui