sábado, 20 de abril, 2024
Início Cases de sucesso 3DEXPERIENCE ULBRA adquire Plataforma 3DEXPERIENCE, solução em nuvem para aulas remotas de Engenharia

ULBRA adquire Plataforma 3DEXPERIENCE, solução em nuvem para aulas remotas de Engenharia

0

Universidade é a primeira no Brasil a disponibilizar plataforma online para alunos desenvolverem projetos.

O uso de aplicativos em nuvem, com informações atualizadas em tempo real, não é novidade. Com o novo cenário em que nos encontramos, imposto pela pandemia do novo coronavírus, mais do que comum, o uso se tornou necessário, seja no nosso dia a dia, no ambiente de trabalho ou no meio acadêmico.

As instituições de ensino presenciais tiveram que se adaptar e criar metodologias de ensino. Mas como ficam as disciplinas práticas neste cenário repleto de mudanças? Cursos como os de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, da ULBRA, conseguiram se destacar neste momento de incertezas.

Em algumas das disciplinas práticas, eram utilizados softwares com licença local. Assim, os computadores da universidade possuíam capacidade para rodar softwares como o SOLIDWORKS. Com o distanciamento social, o estudo remoto tomou espaço.

Necessidade de hardware

A problemática deste caso estava principalmente relacionada aos computadores dos alunos em casa: segundo o professor Antônio Flávio Rodrigues, que leciona há 18 anos na ULBRA, a universidade tinha o conhecimento de que nem todos os alunos teriam um computador com capacidade para acessar de casa no formato hardware. Por conta disto, entraram em contato com a SKA para entenderem qual seria a solução indicada para este caso.

Considerando a necessidade de acesso remoto dos alunos e a falta de equipamentos potentes para rodar o programa, a solução encontrada foi utilizar o sistema da Plataforma 3DEXPERIENCE, em nuvem. Além das facilidades de acesso, o professor conta que seria complicado avaliar o desenvolvimento do aluno de forma remota, se não tivesse o acompanhamento simultâneo das atividades.

“Existe uma diferença bem significativa sobre o ‘dar aula’. A nossa carga horária aumentou, a interação diminuiu. É muito diferente do ambiente de sala de aula, em que vamos caminhando, perguntando, tirando dúvidas e interagindo, construindo o conhecimento. O contato do aluno com outro aluno, a troca de experiências ocorre de forma mais simplificada do que no ambiente presencial. Por isso, o acompanhamento do desenvolvimento de projetos em nuvem é tão importante”, explica Antônio.

Acompanhamento simultâneo

Durante a aula, o aluno pode compartilhar a tela e comentar suas dúvidas com a turma. Nos espaços colaborativos, o professor, como administrador, consegue visualizar o arquivo de qualquer aluno, o que facilita a visualização, correção e acompanhamento do projeto.

Para o aluno Carlos Eduardo Sinhoreli, a integração em nuvem das engenharias, além de ser um dos principais caminhos a ser seguido, acaba sendo inevitável. “Ainda são muitos os desafios, como qualidade da internet oferecida, resistência a mudanças, universalização da informação etc. Entretanto, estas dificuldades não devem alterar o curso do desenvolvimento deste novo modelo de ensino nas universidades”, comenta.

Ferramenta customizada

A SKA é a única revenda no Brasil com equipe dedicada à área acadêmica. Possuímos parcerias com diversas instituições de ensino, como a ULBRA, capacitando alunos e professores com o que há de mais avançado no mercado.

Ao ser contatada pela universidade para a disponibilização da plataforma, a SKA entendeu que havia a necessidade de uma apresentação técnica para os alunos, demonstrando as possibilidades da ferramenta, em formato de webinar.

“Tivemos dois treinamentos: um voltado à apresentação da plataforma e outro mais relacionado à utilização da ferramenta XDesign. Definimos juntos como iríamos atuar dentro da universidade em termos de organização: o que seria abordado com os alunos, arquivos compartilhados, se os estudantes teriam a permissão de observar o que colegas estavam fazendo. Os técnicos da SKA conseguiram customizar a ferramenta de acordo com as nossas necessidades.”

Conheça mais sobre a área educacional da SKA clicando aqui. Podemos ajudar você e a sua instituição de ensino a chegarem na frente. Preencha o formulário abaixo. Nossa equipe dedicada exclusivamente a soluções educacionais entrará em contato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui