quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Cases de sucesso Terex Ritz diminui tempo de desenvolvimento e usinagem com o uso do...

Terex Ritz diminui tempo de desenvolvimento e usinagem com o uso do SOLIDWORKS e EDGECAM

0

A Terex Ritz é uma empresa do Grupo Terex. A Terex Corporation é uma multinacional que atua como fabricante de uma ampla linha de equipamentos nos ramos de construção, manufatura, infraestrutura, navegação, transportes, refino, energia, serviços públicos, exploração de pedreiras e mineração.  

Com a aquisição dos softwares SOLIDWORKS e EDGECAM, a Terex Ritz, que tem sua origem datada em mais de 55 anos, viu seus processos serem automatizados com uma melhora significativa em toda sua cadeia produtiva.  

A Terex Ritz apresenta um portfólio completo de ferramentas para trabalhos de manutenção em linha viva até 800 kV CA e CC nos métodos ao contato, à distância e ao potencial atendendo aos requisitos das normas nacionais e internacionais. Atende às companhias de energia elétrica (Geração – Transmissão – Distribuição), bem como aos seus prestadores de serviço em todo território nacional e em mais de 60 países.  

Os projetos da Terex Ritz, antes da aquisição dos softwares, eram desenvolvidos em softwares 2D. Em alguns casos, a modelagem do produto era feita em madeira, o que exigia habilidade e alta qualificação do modelador, tendo como resultado um prazo muito maior para o desenvolvimento dos produtos.  

A utilização do SOLIDWORKS possibilitou uma melhor visualização e apresentação dos projetos para os clientes. Houve uma significativa redução no tempo de projeto, fabricação e na análise e fechamento das propostas comerciais. Para exemplificar, a partir da implementação do SOLIDWORKS, o tempo para desenvolver uma ferramenta específica para tracionamento de cadeia de isoladores chegou a ser reduzido em aproximadamente 65%. Também possibilitou o desenvolvimento de peças com geometria mais bem elaborada e dimensionada, devido as análises feitas pelo uso do método de Análise de Elementos Finitos. Um outro fator decisivo para redução do tempo pode ser atribuído à gestão, ao controle e à revisão de projetos de forma rápida, segura e eficiente.  

O processo de usinagem também passou por uma reformulação. Os processos, antes realizados em máquinas operatrizes convencionais, com comando manual e tempo de produção mais prolongado, foram otimizados a partir do uso do EDGECAM. Erros de fabricação, provenientes de falhas execução e interpretação de desenho, foram praticamente eliminados. Como exemplo, o tempo de usinagem em um produto específico foi reduzido em 80%, graças ao uso do EDGECAM. Outros ganhos com o uso do software, foram a possibilidade da execução de usinagem de peças com geometrias complexas, redução no tempo de usinagem e desperdício de matéria-prima, além de também aumentar a vida útil das ferramentas. 

Carlos Perdigão Gomes, Gerente de Engenharia de Produto da Terex Ritz, complementa “a visualização dos projetos, antes da implantação dos softwares, era em 2D. Hoje, São impressos modelos físicos em 3D, dispensando a fabricação de protótipo e modelos pelo processo manual. Com o SOLIDWORKS, não apenas a apresentação de projetos foi aprimorada. Devido a qualidade imagens geradas pelas renderizações do SOLIDWORKS os catálogos, manuais de peças e instruções de uso também passaram a ser elaborados de forma muito mais rápida e prática, dispensando a necessidade de fotografias.”  

Também, foram facilitados: a fabricação de ferramentais como placas, modelos de fundição e moldes de injeção; controle de desenhos com o uso de EPDM (Enterprise Product Data Management); análise dimensional com o emprego do método de Análise de Elementos Finitos, reduzindo peso, eliminando pontos críticos e facilitando a execução de memoriais de cálculo; geometria otimizada dos produtos; interface e softwares incorporados para aproveitamento de chapas.  

De acordo com Carlos, além de todos os benefícios relacionados à produtividade, “houve uma melhoria significativa na qualidade dos produtos. Podemos produzir produtos mais elaborados, com geometrias otimizadas e racionalização de matéria-prima. Também se tornou possível realizar montagens mais precisas, garantindo a intercambialidade entre os componentes, assim como análise de possíveis interferências e simulação de funcionamento”.  

Quer saber como a SKA pode ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade e melhorar processos? Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui