segunda-feira, 14 de outubro, 2024
Início Cases de sucesso AçoTubo dobra o OEE em sete meses utilizando o SYNECO

AçoTubo dobra o OEE em sete meses utilizando o SYNECO

0
arte gráfica do case de sucesso sobre o uso do SYNECO e Lantek na Açotubo

Com 50 anos de atuação no mercado, a Açotubo é uma das principais distribuidoras de aço do Brasil. A empresa, que possui oito unidades espalhadas pelo país, sempre prezou por longas parcerias de sucesso, e pela busca da inovação e otimização de seus processos.

Assim, pensando em aumentar ainda mais a eficiência e o controle da fábrica, a Açotubo decidiu adquirir duas soluções da SKA, o SYNECO, software MES para controle e apontamentos de produção, e o LANTEK, programador de corte e dobra de chapas e perfis metálicos. Nesse sentido, a empresa dobrou o OEE em sete meses, além de conseguir mensurar ainda mais sua eficiência e reduzir custos com retalhos.

Neste ano, a Açotubo participou do SKA Connect 2024, onde debateu sobre os processos de implementação no chão de fábrica, a curva de aprendizado e a interação das pessoas, e deu um spoiler de alguns resultados. Hoje, no Blog da SKA, você poderá conferir a história de sucesso da empresa e descobrir como ela conquistou ótimos números com o SYNECO. Continue a leitura!

Desafios de gestão de dados antes do SYNECO

Apesar de possuir uma base tecnológica firme e uma operação fabril bem definida, a Açotubo identificou a necessidade de melhorar ainda mais o controle de produção para otimizar seus processos. Com essa dúvida, a empresa percebeu que a gestão de dados e o monitoramento da performance dos equipamentos eram áreas que necessitavam de maior precisão, agilidade e atenção.

A Açotubo enfrentava dificuldades em acompanhar, em tempo real, a eficiência dos seus equipamentos, o que impactava diretamente na capacidade de identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, ela recorreu à SKA para entender de que forma conseguiriam corrigir as falhas que encontravam. Foi aí que surgiu a oportunidade de utilizar o SYNECO, a solução MES própria da SKA. Além de promover a automação dos dados fabris, a Açotubo começou a ter uma visão clara e imediata do que estava acontecendo em cada centro de produção.

A implementação da solução na fábrica foi um processo minucioso, com adaptações para atender a cada um dos centros produtivos da empresa. Ao longo do projeto, foram realizadas diversas customizações para garantir que o sistema fosse capaz de mensurar a Disponibilidade, a Performance e a Qualidade das máquinas, ou seja, os três pilares do OEE.

Soluções em prática

Um dos profissionais que tomou a frente na criação, execução e personalização do projeto SYNECO na Açotubo, Ricardo Macedo, Supervisor de PCP, destaca o lado positivo de adquirir e investir em uma nova solução. “A tecnologia nos auxilia na otimização dos processos, agilidade, interface com o planejamento e redução de custos. A eliminação da via física de papel, por exemplo, contribui tanto para o meio ambiente quanto para a nossa eficiência fabril”, reflete.

Além do SYNECO, o Lantek também foi fundamental para o sucesso da Açotubo, na área de corte de chapas e perfis metálicos. A personalização dos sistemas pela SKA foi essencial para atender as necessidades de cada uma das divisões da empresa, garantindo que cada equipamento pudesse ser medido de acordo com suas características únicas.

Luiz Fernandes, Diretor Industrial da Açotubo, também esteve envolvido na implementação do sistema MES na empresa, e afirma que o impacto foi imediato. “O dinamismo da operação mudou completamente. Com a medição em tempo real, conseguimos redirecionar nossos recursos de forma mais eficiente, dobrando o OEE em alguns equipamentos em apenas sete meses”, comenta.

Parceria com a SKA

A relação entre Açotubo e a SKA foi construída através de uma forte parceria. A SKA não forneceu somente ferramentas. Ela forneceu soluções. Dessa forma, as duas empresas trabalharam em conjunto para customizar os softwares conforme as necessidades específicas da empresa. Isso garantiu que a implementação fosse bem-sucedida, com resultados rapidamente sentidos.

“Talvez o grande fator de sucesso desse projeto tenha sido a disposição da SKA em personalizar os softwares para atender às nossas divisões. A proximidade com o cliente e o entendimento das nossas necessidades foram cruciais”, ressalta Luiz.

É claro o exemplo de como a tecnologia, quando bem aplicada, transforma processos fabris e traz resultados impressionantes em curtos espaços de tempo. Assim, com o SYNECO e com o Lantek, a Açotubo não apenas otimizou seus processos. Ela conquistou uma nova forma de gerenciar a produção, garantindo eficiência, reduzindo custos e impactando positivamente o meio ambiente.

Se você busca obter os mesmos resultados que a Açotubo, converse com um de nossos especialistas. Aqui na SKA, possuímos soluções para todos os tipos de indústrias e fábricas. Clique aqui para entrar em contato conosco e melhorar a produtividade e eficiência da sua empresa!

*Texto produzido por Angelo Gabriel Santos, Jornalista na SKA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui